Sindpol trata de pleitos dos aposentados e pensionistas com Alagoas Previdência

Por Imprensa (quarta-feira, 29/01/2020)
Atualizado em 29 de janeiro de 2020

Os dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniram com o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, para tratar da campanha salarial e das demandas dos aposentados e pensionistas nesta terça-feira (28).

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, solicitou que o presidente da Alagoas participe da negociação da reestruturação do plano de carreiras. O objetivo do Sindicato é impedir impasses quanto aos direitos dos aposentados e pensionistas. “Estamos buscando que o que for dado aos policiais na ativa seja extensivo aos aposentados e pensionistas”, disse.

Ricardo Nazário ressaltou a importância da reunião, quanto à confirmação pelo presidente da Alagoas Previdência da garantia da paridade e integralidade até a data em vigor da nova lei de previdência estadual.

Na reunião, o diretor de Esporte do Sindpol, Fernando Amorim, questionou o desconto previdenciário inconstitucional acima de um salário mínimo aos aposentados, quando à Constituição autoriza acima do teto do INSS.

Foram destacados também vários problemas dos aposentados e pensionistas, a exemplo de pensionistas que solicitaram a revisão e tiveram redução da pensão, o não pagamento de retroativo e redução de proventos. Houve um caso concreto de um aposentado que teve redução do provento e cobrança de R$ 70 mil pela Alagoas Previdência.

Na reunião, o 1º Secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, destacou o discurso do governo de integração das polícias, mas, que na reforma da Previdência dividiu as polícias. Ressaltou que a reforma foi prejudicial à categoria com aumento da alíquota previdenciária, redução da pensão e aumento da idade mínima. Moisés disse que o governo Bolsonaro separou os militares das regras da previdência pública. De acordo com ele, os militares não se aposentam, mas entram na inatividade e fazem parte do Sistema de Proteção Militar.

Quanto às reivindicações do Sindpol, o presidente da Alagoas Previdência se comprometeu de forma urgente tomar as devidas providências para corrigir as falhas denunciadas pelo Sindicato. Solicitou que o Sindpol fizesse um ofício, informando as demandas dos aposentados e pensionistas.

Tendo em vista a garantia da paridade e integralidade dos policiais civis, o presidente do Sindpol exigiu a retirada da rubrica nos contracheques de Nível Sem Paridade (NSP). O presidente da Alagoas Previdência disse que resolverá a questão com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Foi marcada uma nova reunião para que a Alagoas Previdência dê retorno às reivindicações do Sindpol.