Por Imprensa (terça-feira, 27/11/2012)
Atualizado em 27 de novembro de 2012
Os policiais civis de Alagoas realizaram grande ato público em frente ao Palácio do Governo, na manhã da segunda-feira (26), em frente ao Palácio do Governo, para cobrar a implantação das progressões, a aposentadoria especial e o novo piso salarial. Na manifestação, a categoria se descolou até o AL Previdência para protestar contra a não aplicação da Lei Complementar 28/2010 que reconhece a integralidade da aposentadoria especial.
O Delegado Sindical do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, denunciou que o AL Previdência está falido. Ele confirmou a informação com o demonstrativo contábil do órgão que apresenta déficit acumulativo. O sindicalista citou que o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e outros poderes não realizam a retenção e repasse ao Tesouro Estadual dos valores retidos em folha de pagamento dos servidores e pensionistas.
Carlos Jorge informou que o Sindpol ajuizou representação contra a omissão do AL Previdência que não fornece informações ao sindicato sobre as finanças do órgão. “O AL Previdência é uma caixa preta que tem que ser aberta”, disparou.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, também ressaltou que desde o início da criação do AL Previdência que o sindicato foi contra, “por entender se tratar de um ‘elefante branco’ que não garante as aposentadorias dos servidores públicos”.
Denunciando os ataques do governo, o representante da CUT Emmanuel Mirante denunciou que muitas escolas públicas não iniciaram o ano letivo, e o secretário de Educação criminaliza o sindicato. Ele convocou os presentes para combater o acordo com os usineiros e os empréstimos bilionários ao Banco Mundial.
Reunião com o governo
No ato público, o Chefe Militar do Gabinete Civil, coronel Luciano Silva, informou que o secretário Álvaro Machado irá receber a diretoria do Sindpol, na quinta-feira (29), para tratar das reivindicações da categoria. Nesta terça-feira (27), a assessoria do Palácio comunicou o adiamento da reunião para sexta-feira (30), às 14 horas.
Novo ato público
O Sindpol marcou novo ato público em frente ao Palácio do Governo, nesta quinta-feira (29), a partir das 9 horas. Haverá café manhã no local.