Por Imprensa (sexta-feira, 9/07/2021)
Atualizado em 9 de julho de 2021
Policiais civis, que se aposentaram e aguardavam o pagamento de pendências de direitos, como o retroativo das progressões funcionais e de adicionais noturnos, finalmente terão concretizados esses direitos com a intervenção e trabalho da nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) que conseguiu destravar a burocracia entre a Secretaria da Fazenda e a Alagoas Previdência, conquistando o pagamento desses direitos dos aposentados até setembro deste ano.
O presidente do Sindpol esclarece que realizou intervenção, defendendo o direito dos aposentados, que resultou em uma união de esforços do Delegado Geral, Carlos Reis, do Superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade, delegado José Carlos, e da equipe técnica do Setor Financeiro, a qual o sindicato agradece em nome da Selma. “Recebemos, na quarta-feira (07), a notícia de que foi autorizada a descentralização dos recursos para o pagamento do retroativo desses policiais aposentados, que estavam com os processos travados por conta da burocracia da Alagoas Previdência e Sefaz”, informa.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, explica que policiais civis da ativa deram entrada a processos para pagamento de direitos, como o retroativo da progressão funcional e de adicionais noturnos, e se aposentaram com a pendência de recebimento desses direitos.
O Setor Financeiro da Delegacia Geral da Polícia Civil explica que os processos nasceram com a entrada da solicitação pelos policiais civis ainda na ativa. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) faz os cálculos. Ao invés de ser feito o pagamento pela Alagoas Previdência, via folha suplementar, o órgão previdenciário estadual mandou os cálculos para o órgão de origem com a finalidade de descentralizar o orçamento e o financeiro para que a Alagoas Previdência possa fazer o pagamento. Na segunda-feira (05), chegaram as contas. O Setor Financeiro fechou os valores e começará a fazer a descentralização desse orçamento, ou seja, tirar parte do orçamento de pessoal para mandar para a Alagoas Previdência. O Setor também vai solicitar à Sefaz o valor dessas descentralizações para que a Alagoas Previdência possa fazer esse pagamento extra.
Ricardo Nazário revela que a Delegacia Geral informou que todos esses policiais civis aposentados serão pagos com a expectativa de finalização desse pagamento até setembro. “É uma conquista dos aposentados. A nova diretoria do Sindpol é uma gestão que não abandona os aposentados. Com a mobilização junto ao governador Renan Filho, conquistamos também a retirada do desconto previdenciário de 14% abaixo do teto do Regime Geral de Previdência”, destaca o dirigente sindical, informando que para pagamento retroativo e de adicionais desses aposentados, o Estado disponibilizará o montante de aproximadamente R$ 500 mil.