Jovens cobram políticas públicas ao Governo do Estado

Por Imprensa (terça-feira, 29/10/2013)
Atualizado em 29 de outubro de 2013

Jovens, estudantes e entidades sindicais e populares realizaram a 4ª Marcha da Juventude Contra as Drogas, no dia 23 de outubro, para protestar contra a violência e cobrar políticas públicas ao Governo de Alagoas.

No protesto, que foi realizado no Centro de Maceió, os estudantes destacaram que mais de 14 mil pessoas foram assassinadas, e a maioria era jovem da periferia – refém do abandono do Estado. “Alagoas lidera os piores indicadores sociais como analfabetismo, mortalidade infantil, violência, má distribuição de renda. Com a falta de investimentos nas áreas sociais, principalmente, na educação, segurança e saúde, a juventude fica vulnerável às drogas e a violência”, explica o presidente do Sindpol, Josimar Melo, que também participou da Marcha Contra as Drogas.

Os jovens encerraram a Marcha com realização de ato público em frente ao Palácio do Governo. As entidades, que representam a juventude, entregaram um documento ao Governo de Estado, solicitando políticas públicas.

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou a importância do protesto que visou buscar alternativa para salvar os jovens da violência e das drogas. “É preciso investir na nossa juventude, com política para geração de emprego, área de lazer, esporte, centros culturais, escolas, moradia pública digna, reforma agrária, saúde, passe livre”.

De acordo com ele, se o governo investe na segurança, e as polícias combatem o tráfico de drogas, isso representará menos violência em Alagoas.

O evento foi organizado pelas entidades como Juventude Revolução, Movimento Social Via do Trabalho, MMTRP-AL, CA de História/Uneal Campus 1, CA de Letras/Uneal Campus V, Umese e Grêmio Escola Salete de Gusmão com apoio do Sindpol, da CUT, do Sindsmesal, do Sinsuncisal, do Sindsaúde, do Sinfeal e do Sinduneal.