Promotor de Justiça dá prazo à Defesa Social para retirar presos das delegacias de Maceió

Por Imprensa (quarta-feira, 27/11/2013)
Atualizado em 27 de novembro de 2013

O presidente do Sindpol, Josimar Melo, se reuniu com o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa Neto, da Controladoria Externa da Atividade Policial, para tratar da custódia de presos por policiais civis.

O promotor de Justiça entregou ao sindicalista um expediente encaminhado ao secretário de Defesa Social, Dário César, informando que ele constatou pessoalmente as precárias estruturas da Central de Flagrantes e a superlotação de presos, e comunicou o prazo de 30 dias para que os detentos fossem retirados das delegacias de Maceió. “As unidades policiais não possuem as mínimas condições físicas no local”, diz parte do documento, acrescentando que “que não há lei atribuída a custódia de presos à Polícia Civil”.

Caso não seja atendido, o promotor irá adotar medidas judiciais adequadas. O prazo se encerra nesta sexta-feira (29). O presidente do Sindpol disse que o Delegado Geral, Paulo Cerqueiro, havia informado que os presos serão transferidos a partir do dia 2 de dezembro para o novo presídio em Girau do Ponciano, no agreste alagoano. “A carceragem está com os dias contados”, disse o promotor.

Na reunião, ficou acordado que o sindicato entrará em contato com o promotor Flávio Gomes para informar se os presos foram ou não transferidos, na segunda-feira (02).

O promotor de Justiça se colocou como parceiro das reivindicações do Sindpol em benefício da segurança pública. O presidente do Sindpol também entregou o relatório das condições de trabalho das delegacias de Maceió e do interior, além de um documento contento propostas para a otimização da segurança pública. O sindicalista defendeu a motivação dos policiais com melhoria salarial e condições de trabalho, destacando que o programa “Brasil Mais Seguro” desvaloriza a categoria, por isso que não deu certo em Alagoas.