Por Imprensa (sexta-feira, 18/11/2022)
Atualizado em 18 de novembro de 2022
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) reuniu policiais civis na “Manhã de Prevenção ao Câncer de Próstata”, realizada nesta quinta-feira (17), com palestra sobre a conscientização e prevenção conduzida por Keila Isabel de Amorim Bonifácio Cândido Oliveira, professora e a enfermeira intensivista.
O evento, organizado pelo diretor Financeiro, Carlos José, a vice-diretora de Comunicação, Else Freire, e a 2ª Secretária, Priscilla Braz, levou informações sobre prevenção, tratamento e busca por qualidade de vida aos policiais civis presentes. Após a palestra, houve coffee break.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, disse que a temática é delicada na Polícia Civil. “Temos os integrantes da instituição policial com idade avançada e 60% da categoria não têm plano de saúde. Na própria diretoria, um diretor teve câncer. São questões relevantes que temos que tratar, prevenir e manter a mente sadia”, orientou.
O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, revelou que a prevenção é para evitar o câncer de próstata e no caso também poder identificar no início diminuindo o risco de sequelas e danos à saúde. “O câncer tem cura se descoberto antes. Prevenção em primeiro lugar”, defendeu.
A professora enfermeira Keila Isabel explicou os fatores de risco para desenvolver o câncer de próstatas, como o histórico familiar a falta de exercício, má alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, sobrepeso, tabagismo, entre outros, destacando também a importância de fazer os exames preventivos a partir dos 50 anos. Exemplificou os sintomas, como a dificuldade em urinar, sangue na urina, disfunção erétil, dores. Citou os estágios da doença, explicando que o primeiro estágio é difícil de identificar e informou os principais exames: PSA e toque retal.
A enfermeira orientou a quem não possui plano de saúde, que deve procurar o SUS, citando o Hospital Universitário que é referência e faz tratamento oncológico. Disse ainda que o tratamento vai depender do estágio do câncer e que cada corpo tem um metabolismo que responde diferente, dependendo também da idade e das condições físicas. “Não se automedicar, procurar um especialista, ter uma alimentação saudável e equilibrada, manter o peso adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas”, citou como medidas de prevenção.
Informação importante
O policial civil José Ederaldo parabenizou a iniciativa do Sindpol, porque é uma preocupação do Sindicato, e o trabalho é estressante, como é importante os eventos esportivos, palestras sobre saúde, tudo isso fortalece a categoria para que os policiais possam despertar o interesse pela atividade física.
Conscientizando os colegas, Gilson Gomes revelou que os homens policiais precisam se preocupar com a saúde, pois o câncer de próstata é uma doença traiçoeira, perigosa, silenciosa. “Temos que nos cuidar, pois a vida não é só tratamento, é saúde”.
O policial civil Samuel de Lisboa destacou que a “Manhã de Prevenção” foi muito produtiva, esclarecedora, e o Sindpol está de parabéns.