Por Imprensa (segunda-feira, 20/07/2015)
Atualizado em 20 de julho de 2015
A 2ª corrida e Caminhada Sindpol-AL, em comemoração pelo 17 de julho de 1997, atraiu mais de 700 atletas. O evento foi realizada, no domingo (19), com saída na Praça Muti Eventos em Pajuçara, pelas categorias em Corrida com distância de 5 km Geral, Corrida com distância de 5km Sindpol, Caminhada com distância de 2,5 km e Caminhada Sindpol 2,5km.
Este ano, a Corrida e Caminhada promoveu a participação de quase 400 policiais civis, além de corredores profissionais e atletas de outros estados. O policial civil Erik Nascimento disse que todos os eventos, que o Sindpol-AL realiza, nunca deixa a desejar. “Toda equipe está de parabéns! Por isso que participo de todos os eventos do sindicato. Esse é o momento de se reunir com os companheiros. Um evento está nota 1000″, disse.
A realização do evento pelo Sindpol comemora o 17 de julho de 1997 que é um marco na luta e na história dos servidores públicos estaduais e movimentos populares. Para o presidente do Sindpol, Josimar Melo, a importância do evento é promover aos policiais e à população as atividades físicas e saudáveis, além de” vigorar a data 17 de julho, que foi o momento em que Polícia Civil, Polícia Militar e servidores estaduais unidos tiraram do poder o governo do Suruagy”.
De acordo com o vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, a Corrida e Caminha registra a lembrança histórica do 17 de julho. “Foi um fato em que o sindicato conquistou junto com a sociedade alagoana a derrubada de um governo forte – o governo do Suruagy – e resgatou a dignidade do povo alagoano”, disse, destacando que, este ano, as expectativas foram superadas com quase 400 policiais civis participando do evento. “Isso comprova que a categoria compartilha e concorda com as ações colocadas pelo Sindpol”, disse.
Durante a Corrida e Caminhada, houve postos de hidratação no percurso, e na chegada o kit nutricional. A organização do evento também disponibilizou uma ambulância emergencial. Cada categoria foi premiada com medalhas, troféus e dinheiro, nos primeiros, segundo e terceiros lugares.
O diretor de Esporte do Sindpol, José Ederaldo, e organizador da Corrida e Caminhada, ressaltou a importância da data histórica. “Naquele momento difícil, a união entre as policias e a sociedade alagoana tirou do poder o Governo Suruagy. Por essa razão, o Sindpol-AL se orgulha desse evento, fato que fica na memória daqueles que participaram da manifestação e os que não sabiam do que aconteceu, tornando-se uma data histórica para os alagoanos”.
O diretor de Esporte destacou que a 2ª Corrida e Caminhada foi excelente, superando a do ano passado. “A organização foi fundamental, pois um evento como esse não é fácil de ser realizado, mas graças Deus tivemos grandes parcerias. Todos anos, procuramos sempre melhorar. Tivemos quase 700 corredores inscritos, provando a importância do evento e a união no Sindpol-AL, não somente no sindicato, mas também na sociedade alagoana”.
O evento contou com a participação de candidatos da reserva técnica da Polícia Civil que luta para ser convocada. A candidata aprovada da Polícia Civil Estefany, da reserva Técnica, frisou que além de ser um evento esportivo, também é importante para dar visibilidade luta. “Estamos lutando por essa convocação. Agradeço o apoio do sindicato vem prestando a nossa convocação. O evento foi muito bem organizado e mostra a importância da prática esportiva e incentivo a uma vida saudável”, disse.
Da mesma forma, disse o policial civil Fernando Roberto. “O Sindpol-AL também investir em saúde. Estamos aqui desde cedo para se dedicar ao esporte, isso faz parte da nossa vida”.
Aplicativo
Para acompanhar o desempenho dos atletas, a organização do evento disponibilizou o aplicativo Rtrtme que revela em tempo real o tempo e a velocidade de cada participante. No final da prova, o atleta ganhou o certificado e medalha.