IBGE estima safra recorde em Alagoas este ano

Por Imprensa (segunda-feira, 14/09/2015)
Atualizado em 14 de setembro de 2015

Resultado de 2015 é influenciado pelo aumento da área a ser colhida no Estado, diz o órgão

A safra alagoana deste ano deve atingir o recorde de 56.512 toneladas, uma alta de 53% em relação à produção de 2014, informou na sexta-feira, 11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua oitava estimativa anual para a produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas. Influenciaram no resultado, segundo os dados, o aumento da área a ser colhida no Estado, que passou dos 53.663 hectares de 2015 para 73.192 hectares este ano, crescimento de 36,4% na passagem de um ano para o outro.

A estimativa do IBGE para a produção de cana-de-açúcar é de 28,706 milhões de toneladas, graças a um incremento de 2,4 milhões de toneladas (9,6%) na passagem de julho para agosto, em função do aumento de 13,6% da área a ser colhida.

Lavouras como a de milho, por exemplo, apresentaram um crescimento de 39,1% na estimativa deste ano, em relação à safra do ano passado. Nacionalmente, a produção de milho de segunda safra – Alagoas tem apenas uma – deve totalizar 54,625 milhões de toneladas, avanço de 12,4% contra 2014. Só na passagem de julho para agosto, foram adicionadas 1,3 milhão de toneladas diante do melhor rendimento obtido no Centro-Oeste, principal região produtora do grão.

Apesar de não contar com o milho de segunda safra, Alagoas vem tenta ampliar a produção desenvolvendo estudos para melhorar a qualidade dos grãos. Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), desenvolve pesquisa sobre as variedades mais indicadas para plantio de milho e soja no Estado. Dentro do Programa Estadual de Incentivo à Produção de Grãos, as duas culturas são apontadas como melhores alternativas para diversificação da produção no contexto da crise do setor sucroenergético.

Gazeta de Alagoas