Por Imprensa (quarta-feira, 27/07/2016)
Atualizado em 27 de julho de 2016
Os servidores públicos realizaram ato público, nesta quarta-feira (27), em frente à Secretaria da Fazenda, pelo cumprimento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais ganho real.
Com o protesto, o secretário da Fazenda, George Santoro, reuniu-se com as lideranças sindicais do Movimento Unificado dos Servidores Públicos e disse que vai marcar uma audiência de negociação com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Christian Teixeira. Santoro também informou que o Governo do Estado está aguardando a aprovação do PLP 257/2016, que tramita no Congresso Nacional e estabelece limite com gastos públicos, o que é prejudicial aos servidores públicos.
Mobilização
Os servidores públicos se concentraram na Praça dos Martírios, na manhã desta quarta-feira (27), e foram em direção à Sefaz para realizar o protesto.
No protesto, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que o governador Renan Filho vem retirando os direitos dos servidores, quando aprovou a reforma da Previdência, sancionou a lei das Organizações Sociais (OSs) que terceira o serviço público. O governador quer implementar a Previdência Complementar. Realizou a reforma fiscal, aumentando os impostos, tornando Alagoas o estado com a gasolina mais cara do país. Aumentou de forma exorbitante a mensalidade do Ipaseal Saúde.
O sindicalista também repudiou a posição do governador que não reconhece o risco de vida da profissão de policial civil. “Este governo está destruindo os serviços públicos. Ele não reconhece o risco de vida do policial civil. Estamos aqui para cobrar o IPCA mais ganho”.
A manifestação contou com a presença de policiais civis, professores, trabalhadores dos Urbanitarios, da agricultura, da saúde, entre outra categorias.