Por Imprensa (terça-feira, 4/10/2016)
Atualizado em 4 de outubro de 2016
A diretoria do Sindpol esteve, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para cobrar do governo a antecipação da data da reunião de negociação sobre o reajuste do piso salarial, que está agendada para o dia 11 de outubro.
Os dirigentes do Sindpol foram recebidos pelo Assessor de Relações Sindicais, Thiago Simões, na manhã desta terça-feira (04).
Na Seplag, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, foi informado de que o secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, entrará em contato ainda na tarde desta terça-feira (04), com o sindicato para dizer se antecipará ou não a reunião. O sindicato irá repassar a informação a categoria.
Na reunião, Thiago Simões entregou as listagens das progressões do mês de outubro e do pagamento retroativo.
Vigília
O Sindpol preferiu suspender a vigília desta terça-feira (04) e fazer pressão na Seplag, tendo em vista a possibilidade de antecipação da negociação.
Contraproposta
Na última reunião de negociação, o Sindpol manteve a contraproposta da categoria de piso salarial de R$ 5.500,00 em duas vezes, sendo a primeira retroativa a setembro deste ano e a segunda parcelada para janeiro de 2017.
Os policiais civis estão mobilizados pela valorização profissional através da pauta de negociação que contém 23 itens. Entre os pleitos, o reajuste do piso salarial, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), o pagamento de risco de vida e de insalubridade, a correção dos valores do adicional noturno e da verba de alimentação, o fim do desvio de função (custódia de preso), o plano de saúde mantido pelo Estado, entre outros. Até o momento o Governo de Alagoas não concedeu nenhum item à categoria.
Atualmente, Alagoas é o 25º lugar no ranking dos pisos salariais dos policiais civis no Brasil. A categoria também é a única com nível superior que recebe o pior piso salarial da segurança pública.