Por Imprensa (quarta-feira, 23/11/2016)
Atualizado em 23 de novembro de 2016
A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu com o secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, para tratar das reivindicações dos policiais civis na tarde da terça-feira (22).
O secretário apresentou nova proposta de piso salarial dos policiais que será levada para apreciação e deliberação da categoria na assembleia geral desta sexta-feira (25).
Os dirigentes do Sindpol irão repassar à categoria os detalhes da reunião e da proposta na assembleia geral, que será realizada nesta sexta-feira (25), às 13 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários.
Na reunião, o secretário reconheceu a importância do trabalho da Polícia Civil para o combater a violência em Alagoas. Disse também que o governo não tem posicionamento sobre a revisão geral dos servidores públicos (IPCA).
Os dirigentes do Sindpol também defenderam a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios quanto ao tratamento isonômico para atender os policiais civis do último concurso e vários aposentados da Parte Suplementar. As pendências serão tratadas com o diretor-presidente da autarquia Alagoas Previdência e com a técnica do Governo do Estado Ricarda Calheiros.
A reunião, que seria realizada na manhã da terça-feira (22), foi transferida para o horário da tarde do mesmo dia. Os policiais civis permaneceram na vigília de manhã até início da, aguardando o desdobramento das negociações. Após a audiência com o secretário, o presidente do Sindpol, Josimar Melo, informou aos policiais civis presentes na vigília o resultado e convocou a categoria para assembleia geral, que será realizada nesta sexta-feira (25).
Mobilização
Os policiais civis cobram o cumprimento da pauta de reivindicações que contém 23 itens. Os principais pleitos da categoria são o reajuste do piso salarial, a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Subsídios (PCCS), o pagamento de risco de vida e de insalubridade, o fim do desvio de função que é a custódia de preso, e o plano de saúde custeado pelo Estado. Desde o ano passado, que o Sindpol luta pela valorização da categoria. O Governo de Alagoas não concedeu nenhum dos itens aos policiais civis.