Policiais de AL participam da mobilização pela PEC do Piso

Por Imprensa (segunda-feira, 5/04/2010)
Atualizado em 5 de abril de 2010

Policiais civis de Alagoas também vão engrossar a mobilização em Brasília para pressionar a votação da PEC do piso nacional das polícias Civil e Militar. Caravanas estão saindo dos estados com destino à capital federal.

O presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, já se encontra em Brasília, fazendo gestão junto aos parlamentares para que a Proposta de Emenda Constitucional 446/2009, de autoria do senador Renan Calheiros, que foi apensada à PEC 300/2008 através de uma emenda aglutinativa global, seja colocada em votação.

Nesta terça-feira, dia 6, as lideranças e policiais civis e militares pressionarão os parlamentares a colocar a PEC em votação no Plenário da Câmara. Além do Carlos Jorge, estarão participando da mobilização em Brasília, os diretores do Sindpol Sidney Moreira, Carlos Bispo, Edeilto Gomes, Ascânio Rodrigues, Carlos José, João de Deus e o policial civil Arimatea Lafayette.

A PEC, que cria o piso salarial para os policiais civis e militares, foi aprovada em primeiro turno, mas o deputado Fernando Ferro (PT-PE), líder do governo, apresentou três destaques, que deverão ser votados para que a preposição seja levada ao Plenário da Câmara em segundo turno.

Os destaques do deputado Fernando Ferro visam a derrubar o valor nominal de R$ 3.500 e R$ 7.000, retirar a responsabilidade da União em complementar os salários através da criação de um fundo nacional e de subtrair o prazo de 180 dias para a lei entrar em vigor.

A mobilização nacional faz parte da deliberação da Comissão Nacional do Movimento em Defesa dos Policiais que também decidiu por greve a partir da terceira semana deste mês de abril caso a PEC não seja aprovada na Câmara.