Por Imprensa (terça-feira, 29/05/2018)
Atualizado em 29 de maio de 2018
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, participou de uma reunião com o presidente da Força Sindical Alagoas, Albegemar Cassimiro, nesta terça-feira (29), para coletar informações sobre a competência legal, a representatividade e as prerrogativas entre sindicato e associação. O objetivo do Sindpol é se precaver, tendo em vista a informação de que haverá a criação de uma nova associação na categoria dos policiais civis.
No encontro, Albegemar Cassimiro destacou que o Sindicato é quem faz a defesa judicial e extrajudicial da categoria. “Quem pode representar o policial civil nas negociações é o sindicato. Enquanto a Associação, tem papel de assistencialismo e beneficente, realizando atividade sociais e culturais”, disse.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, esclarece que o Sindicato preza pela lei, considerando o que a legislação normatiza quanto às prorrogativas do Sindicato, o qual negocia salário, ajuíza ações coletivas e individuais, faz intervenções políticas nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em prol da categoria.
Além da Força Sindical, o Sindpol também agendou reuniões com a CSP-Conlutas e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O Sindicato também irá se reunir com a Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) para discutir os possíveis problemas que podem surgir com as intervenções das associações nas atribuições sindicais.
O 1º secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, também participou da reunião com a Força Sindical.