Instrutores da Apocal dão dicas de manutenção de arma
Faça regularmente a manutenção da arma e previna-se!

Por Imprensa (terça-feira, 9/10/2018)
Atualizado em 9 de outubro de 2018

Uma pequena sujeira pode travar uma arma. Preocupado com o bem-estar do policial civil, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) solicitou aos instrutores da Academia da Polícia Civil de Alagoas (Apocal) Alexandre Simões Galvão e Antonio de Pádua Pereira dicas de manutenção de arma de fogo.

Alexandre Simões Galvão destaca que é importante fazer a manutenção periódica, independente, de utilizar ou não o armamento. “Quanto mais se utiliza, mais se deve fazer a manutenção da arma”, informa.

Manutenção de Primeiro Escalão

Simões destaca que o policial civil pode fazer a manutenção de 1º escalão, que é a desmontagem básica de algumas peças. “O policial deve aplicar algum produto removedor, que não pode ser removedor de ferrugem, senão tira o tratamento da arma. O policial aplica o removedor que poderá ser óleo diesel, querosene ou um produto apropriado. Limpa todas as partes da arma, usando um tecido, cotonete, escova de dente, depois retira o excesso de óleo na arma, enxuga a arma e lubrifica com óleo apropriado. Evite o uso de óleo a base de água, porque vai oxidar mais a arma. O ideal é fazer com o produto adequado”.

De acordo com o instrutor, é possível fazer a manutenção de 1º escalão, em todas as armas curtas ou longas, que é uma manutenção básica, com desmontagem da arma em praticamente duas partes. “No geral, policial civil fará a remoção da sujeira, depois a secagem e a lubrificação, monta e testa a arma”.

Já a manutenção de 2º e 3º escalão é realizada no setor de Armamento da Polícia Civil.  Alexandre Simões revela que o ideal é que o policial leve a arma uma vez por ano ao setor de arma. “Se por ventura, a arma caiu, levou chuva ou está há muito tempo sem manutenção, sendo necessário fazer a manutenção de 2º e 3º escalão.

O instrutor explica que uma arma tem mais de 50 peças, e o policial civil não pode desmontá-la toda. “Terá que levar a arma a Delegacia Geral para que o pessoal faça a manutenção”.

O outro instrutor Antonio de Pádua Pereira recomenda a manutenção de 1º escalão para os policiais que não realizam muito disparo e está com a arma começando a oxidar.

De acordo com ele, a manutenção de 2º e 3º escalão serve para quem fez operação e entrou em lama ou realizou tarefas que tenha provocado dano à arma. “Alguns cursos da Academia que o policial fica exposto à ambiente com lama, aconselhamos fazer a manutenção de 2º e 3º escalão, para retirar a areia da arma, a sujeira e ferrugem. “Usando o coldre, a arma vai pegar poeira, tanto internamente como externamente. Também vai formando uma crosta de sujeira que vai travar a arma”, alerta.

Veja o vídeo da manutenção de 1º escalão: https://youtu.be/O7UQrt6eOaU