Sindpol-AL presta apoio aos dirigentes do Sinpol-PE, que enfrentam processo de demissão em decorrência da atividade sindical

Por Imprensa (quarta-feira, 21/11/2018)
Atualizado em 21 de novembro de 2018

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) manifestou apoio à diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE), que está sofrendo perseguição política do Governo de Pernambuco, o que resultou em processo de exoneração do presidente do Sinpol-PE, Áureo Cisneiros, e de dirigentes da entidade.

Áureo Cisneiros está com processo concluído, indicando sua demissão por contumácia (repetição de infrações), bem como o vice-presidente do Sinpol-PE, Rafael Cavalcanti. Ao todo são mais de 40 processos administrativos instaurados contra a diretoria do Sinpol-PE, o que confirma a perseguição sistemática à entidade. O Governo de Pernambuco também ignorou o acordo firmado com o Sinpol-PE em 2016, após o fim da greve, em anistiar todos os processos administrativos relativos à atividade sindical que envolvessem a diretoria e sua categoria.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que o Sindicato de Alagoas é solidário com o presidente do Sinpol-PE e sua diretoria. “A perseguição política é muito grave. A diretoria do Sindpol-AL ver com muita preocupação a possibilidade de demissão do presidente e de sua diretoria, visto que eles estão exercendo um mandato classista, defendendo os interesses da categoria de Pernambuco”, esclarece.

Ricardo Nazário também acrescenta que os crimes imputados aos dirigentes do Sinpol-PE são relacionados à greve, aos atos públicos e às manifestações em defesa da categoria, além das denúncias contra o Governo de Pernambuco. “Iremos nos mobilizar conjuntamente com todos os sindicatos do país e realizar intervenção para que o governador entenda que os policiais civis do Brasil não irão aceitar a demissão de sindicalistas, que lutam por melhores condições de trabalho e salarial, e almejam um futuro melhor para seus filhos e familiares”.

Na visita ao Sinpol-PE, ocorrida na terça-feira (20), pelo presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, o vice-presidente, Jânio Vieira, e os diretores Edeilto Gomes, Etélio Charles Malta e Sidney Moreira, foi confirmada a participação do Sindpol-AL na reunião da Federação dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Nordeste (Feipol/NE), em Recife, nos dias 7 e 8 de dezembro, para dar apoio aos dirigentes do Sinpol-PE e definir deliberações contra a perseguição sindical.

Em Alagoas, Ricardo Nazário informa que marcará reunião com as centrais sindicais e com interlocutores políticos alagoanos para intervir contra a perseguição aos dirigentes do Sinpol-PE.