AL lidera ranking de mortes por arma de fogo, mostra estudo
Estudo da CNM (Confederação Nacional de Municípios), realizado com dados preliminares de 2009 do Ministério da Saúde, mostra que em Alagoas, Bahia, Paraíba e Rio de Janeiro mais de 80% dos homicídios foram cometidos por meio de armas de fogo. No caso de Alagoas, o índice chegou a 83,3%, o mais alto do país.
Em quatro Estados a proporção do uso de armas de fogo não chegou a 50% –foi de 23,7% em Roraima, 36,3% no Amapá, 40% no Acre e 45,1% em Tocantins. Com exceção de Roraima, porém, houve nesses Estados um pequeno aumento nessa proporção entre 2007 e 2009.
Com relação às capitais, Salvador e Vitória lideram o ranking, com índices de 93,6% e 91,7% respectivamente. No Rio de Janeiro o índice foi de 87,3% e em São Paulo, 71,9%. Boa Vista apresentou o menor índice –menos de 30%.
No Brasil, a média de utilização de armas em homicídios foi de 71,2% em 2009 –o mesmo do ano anterior.
Folha