Sindpol debate ações de aprimoramento e demandas com chefes de delegacias

Por Imprensa (segunda-feira, 13/05/2019)
Atualizado em 13 de maio de 2019

O Sindicado dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol se reuniu na sexta-feira (10), com os chefes das delegacias da Capital e do interior para tratar de ações que alinham o melhoramento da comunicação com a Delegacia Geral através do Sindicato, além de medidas que possam ajudar os serviços prestados dos policiais civis à população. Entre as demandas, a substituição dos delegados que faltar à delegacia, a revisão do valor das gratificações de chefias, serviços voluntários do policial civil, estímulo e apoio aos colegas que queiram sair candidato no pleito eleitoral, entre outros assuntos.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, iniciou a reunião agradecendo a presença de todos, destacando a importância do encontro para criar um canal direto entre os chefes de delegacias e a Delegacia Geral, buscando agilizar as demandas no exercício das atribuições.

*Pleito eleitoral*
No cenário atual, o presidente do Sindpol informou que existe uma tendência nacional da própria Cobrapol, orientando os sindicatos de todos os estados do país a estimularem e incentivarem o policial civil a participar do pleito eleitoral. “É de extrema relevância o apoio dos chefes de delegacia. Não devemos criticar, menosprezar ou desmotivar os colegas policiais. As outras forças de segurança, a exemplo da Polícia Federal e da Polícia Militar, já conseguiram eleger os vereadores e deputados, sem conta que existem vários delegados vereadores e deputados, envolvidos no meio político”, afirma.

De acordo com o presidente, os policiais civis, que têm a intenção de ser candidatos a vereador e a prefeito nas próximas eleições municipais, terão todo o apoio. “A intenção é fomentar e estimular o máximo de candidaturas nos municípios do Estado. Queremos eleger cerca de 15 vereadores em todo Estado de Alagoas”, disse.

A pedido dos chefes de delegacias presentes, o Sindpol vai intermediar com os pré-candidatos policiais civis a possibilidade de definir consensualmente três nomes para serem escolhidos pela categoria no próximo pleito eleitoral.

*Adicional de periculosidade*
Questionado sobre o adicional de periculosidade, o presidente do Sindpol explicou que existe uma Ação Judicial, que está em fase de recurso em Brasília. Informou que provocou administrativamente a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) em reunião com o secretário para a inclusão dos policiais civis na Lei Estadual nº 7.817/2016, a qual fixa os valores dos adicionais de insalubridade e periculosidade dos servidores públicos. O secretário alegou que a Lei de Subsídios veda o adicional de periculosidade.
Ricardo Nazário também revelou que oficializou a solicitação de apoio à periculosidade aos deputados alagoanos.

*Revisão do valor das chefias*
Os policiais civis reclamaram do valor pago das gratificações, que estão muito defasadas. O presidente do Sindpol se prontificou a marcar uma reunião com Delegado Geral para tratar do assunto.

*Serviço voluntário*
O serviço voluntário da policial civil também foi tema da reunião. O presidente do Sindpol se comprometeu a encaminhar um ofício ao secretário de Segurança Pública, Lima Júnior, quanto ao serviço voluntário.
No mesmo dia da reunião, o ofício do Sindpol foi enviado ao secretário.

*Ação dos 40%*
O presidente do Sindpol informou que a ação dos 40% foi retirada de pauta de julgamento. O sindicalista manifestou que acredita na vitória no julgamento, quando for colocada em pauta novamente.

*Ausência nos plantões*
Foi revelado que a ausência de algumas autoridades policiais está prejudicando o andamento dos serviços nas delegacias. Ficou definido que o Sindpol irá intervir pontualmente.

*Igualdade de adicional noturno*
O presidente do Sindpol informou que irá cobrar a igualdade de adicionais noturnos dos policiais civis da Casa de Custódia do Benedito Bentes.