Por Imprensa (quinta-feira, 21/11/2024)
Atualizado em 21 de novembro de 2024
Exame de PSA é usado para identificar alterações na próstata; homens a partir de 40 anos de idade devem realizá-lo. Não é necessário encaminhamento médico para realizar o exame, atendimento acontece por demanda livre.
Com o objetivo de garantir cuidado à saúde do homem com foco na prevenção ao câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando, durante a campanha Novembro Azul, ações de saúde direcionadas ao público masculino. Uma dessas ações está sendo realizada pelo Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), situado no Pam Salgadinho, com a oferta do exame Antígeno Prostático Específico (PSA) para diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O exame de PSA é usado para identificar alterações na próstata, fazendo o rastreamento do câncer em homens assintomáticos e também monitorando a progressão da doença em homens já diagnosticados. Para obter sucesso no tratamento e, consequentemente, a cura da doença, é necessário fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Para realizar o exame de PSA não é necessário encaminhamento médico. O atendimento ao público masculino acontece por demanda livre segundo o critério de idade, que é a partir de 40 anos. Basta procurar o Serviço Social do Bloco C ou dos demais blocos de especialidades do Pam Salgadinho para receber as orientações necessárias e também a pulseira para coleta do exame de sangue no Laclim. O resultado do exame estará disponível para entrega dentro de 72 horas.
“Os exames com resultados alterados serão encaminhados para o Serviço social do Bloco C, que fará contato com o paciente para fazer o comparecimento ao Pam Salgadinho e agendar a consulta com o urologista e demais exames de imagem no Bloco L. É importante que os homens façam o exame de PSA para rastrear não só o câncer, mas também a prostatite ou hiperplasia prostática”, explicou a diretora-geral do Pam Salgadinho, Marluce Viegas.
Critérios para realizar o exame PSA:
– Ficar sem manter relações sexuais por 3 dias, antes do exame;
– Ficar sem ejacular por 3 dias, antes do exame;
– Ficar sem praticar atividades físicas que impactem o períneo, como andar de bicicleta, moto ou à cavalo, caminhadas, academia e sem pegar pesos por 3 dias antes do exame;
– Ficar sem ingerir bebida alcoólica por 3 dias antes do exame;
– Estar em jejum de 4 horas, no dia do exame.
O cumprimento das medidas acima ajudam a garantir a precisão do resultado do exame de PSA.
Com informações da Prefeitura de Maceió