Por Imprensa (quinta-feira, 18/02/2010)
Atualizado em 18 de fevereiro de 2010
O balanço das ocorrências registradas durante o período carnavalesco foi divulgado, na última quarta-feira, 17, pela Polícia Civil de Alagoas. Este ano, o relatório aponta um acréscimo no número de homicídios, violência doméstica e embriaguez ao volante em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo os números divulgados oficialmente dentro do plano operacional denominado “Folia com Segurança”, 15 inquéritos policiais foram instaurados e foram registrados 29 homicídios e 20 casos de violência doméstica (Lei Maria da Penha) nas 23 delegacias plantonistas em todo Estado.
No ano de 2009, os dados divulgados apontaram 26 homicídios e nove pessoas enquadradas na Lei Maria da Penha por violência doméstica.
Mesmo com a maciça campanha dos Governos para evitar álcool e direção, o desrespeito à Lei Seca prevalece. Durante o carnaval, 37 pessoas foram autuadas por dirigir embriagadas. Esse número cresceu em relação ao ano passado, que registrou 21 casos de embriaguez ao volante.
Redução
No entanto, em 2010, o relatório assinala diminuição nas ocorrências de furtos, roubos e lesões corporais. O que comprova o que o Sindpol vem denunciando, que muitas pessoas deixarão de registrar o ocorrido para não se deslocar até a Central de polícia, uma vez que as delegacias pantlonistas estã fechadas.
De sexta-feira, 12, até quarta-feira, 17, foram confeccionados 113 flagrantes e registrados 26 roubos, 45 furtos, 37 lesões corporais e 107 delitos de menor potencial. Ao todo, a Polícia Civil lavrou 43 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) e prendeu 19 por porte ilegal de armas e oito por tráfico de drogas.