Por Imprensa (quinta-feira, 10/01/2019)
Atualizado em 19 de janeiro de 2019
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL) realizará uma assembleia geral, no dia 21 de janeiro, às 13 horas, no Auditório do Sindicato dos Urbanitários para os policiais civis discutirem o ciclo completo e a unificação das polícias.
O 1º secretário do Sindpol, Bartolomeu Rodrigues, que é dirigente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), informa que, tendo em vista a nova conjuntura política nacional, com o adiantamento dos debates no Gabinete Integrado de Segurança Pública na Câmara Federal, a Confederação conclama as entidades sindicais para discutirem o ciclo completo e a unificação das polícias. Anteriormente, a Cobrapol havia aprovado o posicionamento contrário ao ciclo completo no Congresso Nacional da categoria, mas com o risco de ficar fora das discussões, a Confederação volta a debater nova proposta de ciclo completo e a PEC da unificação das polícias.
As discussões e deliberações da Assembleia Geral serão levadas ao Congresso Nacional da Cobrapol, que ocorrerá nos dias 25, 26 a 27 de janeiro, em Brasília.
O sindicalista adianta que a PEC da Unificação das Polícias possui alguns pontos negativos aos policiais civis, pois pela proposta a Polícia Militar passa a investigar, e a Polícia Civil será responsável pela investigação de crimes de alta complexidade. Com isso, especialistas na área de segurança pública indicam que a Polícia Civil pode ser extinta.
A proposta de unificação também proíbe os policiais civis de terem representatividade sindical. Isso significa a militarização da Polícia Civil e de toda a segurança pública.
Para tomar o posicionamento sobre o ciclo completo e a unificação das polícias, é importante a participação de todos os policiais civis na assembleia geral.