Por Imprensa (sexta-feira, 3/02/2023)
Atualizado em 3 de fevereiro de 2023
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 4 de fevereiro, é uma iniciativa que tem o objetivo de aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer.
A data é coordenada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC). A Sociedade Brasileira de Patologia informa que o câncer deve se tornar a principal causa de morte no Brasil em menos de uma década. O envelhecimento da população e o aumento de diagnósticos são as principais razões para a mudança. No Brasil, o câncer é a segunda principal causa de morte desde 2003, perdendo apenas para doenças cardiovasculares.
Vale ressaltar que o câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o comportamento podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Cuide da saúde!
Não fume;
Não abuse de bebidas alcoólicas;
Mantenha hábitos de sexo seguro;
Proteja-se contra a hepatite;
Alimente-se com comidas saudáveis;
Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha, de porco e das processadas;
Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e conservantes;
Cuidado com o sol. Use filtro solar diariamente;
Pratique atividades físicas todos os dias;
Mantenha-se atento a sua saúde;
Faça um check up médico anual;
Durma o suficiente para o corpo descansar.