Geral Notícias

Diretora do Sindpol e advogada lança livro na Bienal do Livro de Alagoas

Por Imprensa
Atualizado em 31/10/2025

Else Freire, policial civil aposentada e diretora da Mulher do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), lança a obra coletiva “Vozes da Advocacia Feminina: Relatos e Reflexos Jurídicos das Mulheres da AMADA”, durante a Bienal do Livro de Alagoas, livro escrito, editado e ilustrado exclusivamente por mulheres.
O lançamento promete destacar não apenas a pluralidade de vozes femininas do mundo jurídico, mas também a força das trajetórias pessoais que entrelaçam justiça, empatia e direitos humanos.

Da Segurança Pública ao direito: uma trajetória inspiradora
Após décadas de atuação na Polícia Civil, Else Freire se reinventou na advocacia, levando para o meio jurídico sua vivência no combate à violência e na defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade. No livro, ela assina um artigo em que relata sua experiência no Tribunal do Júri e analisa como os anos de atuação policial moldaram sua visão sobre o sistema de justiça e o atendimento a grupos vulneráveis.

A obra reflete também o olhar de Else sobre a importância de unir prática e pesquisa: sua trajetória acadêmica é marcada por estudos que correlacionam a atividade policial com o acesso à justiça e os direitos de mulheres vítimas de violência.

“A experiência na Polícia Civil me formou não só como profissional, mas como ser humano. Foi no contato com a dor e a resistência das vítimas que compreendi o verdadeiro sentido do Direito e da justiça social”, afirma Else Freire.

Um livro de mulheres para mulheres
“Vozes da Advocacia Feminina” é uma realização da AMADA – Associação de Mulheres Advogadas, e reúne textos de diversas profissionais que compartilham suas vivências, desafios e conquistas no universo jurídico. A obra é também um símbolo da representatividade feminina no Direito, um campo historicamente masculino, mas que vem sendo transformado por mulheres comprometidas com a igualdade e os direitos humanos.

Além de integrar o grupo de escritoras, Else Freire também figura como uma das coordenadoras da publicação, reforçando seu papel como liderança feminina tanto na segurança pública quanto no meio jurídico.

Serviço
Lançamento do livro: “Vozes da Advocacia Feminina: Relatos e Reflexos Jurídicos das Mulheres da AMADA”
Autoras e organizadoras: Coletivo de mulheres advogadas da AMADA
Participação: Else Freire – Policial civil aposentada, advogada e diretora da mulher do Sindpol/AL
Local: Bienal do Livro de Alagoas – dia 01 de novembro, às 19h
Editora: Sala Mangaba

Galeria de Imagens

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.