Geral Notícias

Em reunião com o Sindpol, Seris dá prazo para ocupar Casas de Custódias em fevereiro

Por Imprensa
Atualizado em 4/12/2018

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazário, reuniu-se com o secretário de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), coronel Marcos Sérgio de Freitas Santos, para tratar da implantação das Casas de Custódia, nesta terça-feira (04).

 

O sindicalista informou ao secretário que o desembargador Celyrio Adamastor Tenório Acciolly, Supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), determinou medidas quanto ao não funcionamento da Casa de Custódia de Santana do Ipanema, que foi inaugurada, mas continua fechada.

 

O coronel Marcos Sérgio revelou que esteve com o governador o qual disse que a Seris deve ocupar as Casas de Custódia. Ele informa que está realizando um planejamento com um modelo de gestão, o qual será adotado. Disse também que assim que estiver pronto, passará ao Sindpol.

 

De acordo com o secretário, o cronograma de ocupação deverá ocorrer no mês de fevereiro. Atualmente, a Seris está com a responsabilidade de cinco casas de custódia. Ele informou que a primeira será a Casa de Custódia de Santana do Ipanema, que já está com mobília, parte de armamento, internet e telefonia, além do plantão no local, mas falta o posicionamento do governo.

 

No segundo momento será  a Casa de Custódia de Penedo, que falta alguns detalhes. Para o terceiro momento em Delmiro Gouveia, depois a de Matriz do Camaragibe para ver a questão de funcionamento e por fim a reforma da Casa de Custódia de Arapiraca.

 

Ricardo Nazário destacou a falta de efetivo, a carência de policiais civis nas delegacias, a dificuldade para tirar férias da categoria, além do transtorno com a custódia. O secretário reconheceu que não tem sentido que o policial civil tome conta de preso.

 

Questionado sobre a reforma da Casa de Custódia do Jacintinho, o coronel informou que irá se reunir com o Delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, para se informar sobre orçamento da obra. O secretário disse que a Seris deseja ser gestora da Casa de Custódia.

 

O presidente do Sindpol informa que está buscando todos os caminhos necessários quanto a implantação das Casas de Custódia e a retirada dos presos das delegacias. “O Sindpol procurou o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Tribunal de Justiça, a Seris, o Conselho Estadual de Segurança Pública, e os órgãos envolvidos com a segurança pública a fim de garantir que os presos sejam retirados das delegacias”.

 

O diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, também participou da reunião realizada na sede da Seris.

Galeria de Imagens

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.