Em vídeo, presidente do Sindpol detalha mobilização nacional pela PEC 18/2025 com emenda de direitos previdenciários
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Jânio Barbosa, informa sobre a mobilização realizada em Brasília, nos dias 2 e 3 de dezembro, em defesa da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2025, que trata da Segurança Pública, com emenda que trata de direitos previdenciários, como a paridade e integralidade.
No vídeo, Jânio Barbosa explica que a Cobrapol, representantes dos sindicatos de policiais civis de todo o país e de outras forças policiais — como policiais federais, rodoviários federais, penais e guardas municipais — estiveram no Congresso Nacional em busca de apoio para recuperar direitos perdidos com a reforma da Previdência de 2019, que prejudicou especialmente as mulheres policiais civis.
“Com a Emenda 08, pleiteamos a idade mínima de 50 anos para aposentadoria das mulheres. Além disso, vamos buscar a paridade e a integralidade”, destacou. O dirigente lembra que os policiais civis, os quais ingressaram na carreira a partir de 2019, não possuem paridade nem integralidade.
Ele reforça: “Com essa emenda na PEC 18, vamos garantir a paridade e a integralidade aos policiais civis que entraram após 2019”. Jânio Barbosa também revelou dificuldades no processo, uma vez que o relator da PEC, deputado federal Mendonça Filho, tem resistido a incluir a emenda no texto. “Por isso estamos buscando apoio dos deputados, inclusive da bancada de Alagoas, para garantir essa conquista e recuperar o que foi perdido com a reforma de 2019.”
O presidente do Sindpol informa ainda que a apresentação do relatório do deputado-relator foi adiada para a próxima semana. “Estamos vigilantes e continuaremos buscando apoio para assegurar a inclusão da Emenda 08 na PEC 18”.
Veja vídeo no Instagram do Sindpol: https://www.instagram.com/reel/DR2mRiQkYGE/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Arquivos para Download
Clique nos arquivos abaixo para fazer o download