Por Imprensa (quinta-feira, 4/02/2021)
Atualizado em 4 de fevereiro de 2021
O Dia Mundial de Combate ao Câncer acontece nesta quinta-feira (04). Neste mês de fevereiro, é realizada a campanha de conscientização contra quatro doenças: Lúpus, Alzheimer, Leucemia e Fibromialgia. Tendo em vista a importância da data, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol apoia a campanha e reforça a importância da prevenção.
A Leucemia afeta os glóbulos brancos, causando um grande acúmulo de células doentes na medula óssea, promovendo a substituição das células saudáveis.
Enquanto a cor laranja representa o combate à Leucemia, o roxo é usado para fazer campanhas a respeito do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. As duas primeiras doenças são doenças autoimunes, e a última é uma doença degenerativa, que acarreta na perda progressiva da memória.
O Lúpus é uma doença que não possui cura, e que precisa de tratamento constante, para controlar os sintomas e manter a qualidade de vida do paciente. Ela pode atingir principalmente a pele, rins, articulações e o cérebro, mas também pode se manifestar nas demais partes do corpo.
A Fibromialgia é uma patologia que está ligada ao funcionamento do sistema nervoso central e do mecanismo de supressão de dor.
O Fevereiro Roxo busca conscientizar a respeito do Mal de Alzheimer. A doença, cuja causa ainda intriga a medicina, age através de uma proteína chamada betamiloide, que se “aloja” no cérebro e, ao formar placas, causa problemas na comunicação entre os neurônios.