Por Imprensa (segunda-feira, 19/12/2016)
Atualizado em 19 de dezembro de 2016
Os dirigentes do Sindpol tiveram um encontro com o governador Renan Filho, antes da sessão de assinatura da Ordem de Serviço do Marco Referencial de Maceió, no Palácio do Governo na manhã desta segunda-feira (19). Os sindicalistas cobraram a audiência de negociação para tratar das pendências da pauta de reivindicações da categoria, como o reajuste do piso salarial e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS).
O governador Renan Filho disse que as questões sobre a revisão do PCCS, como o tratamento isonômico dos policiais civis do último concurso e os aposentados deverão ser tratados com a Mesa de Negociação, que irá estudar as reivindicações da categoria. Ele destacou que está aberto ao diálogo e agendará a audiência com o Sindpol na segunda quinzena de janeiro.
O 2º vice-presidente do Sindpol, Carlos José, afirmou que os policiais civis recebem o pior salário da segurança pública em Alagoas. O governador disse que fez duas propostas e destacou como empecilho o PLP 257/2016 de refinanciamento das dívidas dos estados quanto à concessão de aumento acima da inflação. Renan Filho disse que houve elevação de despesa com o pagamento das progressões e do retroativo da categoria. Os dirigentes do sindicato destacaram que tais ‘gastos’ são direitos dos policiais civis.
No encontro, ficou definido que o Sindpol se reunisse com o secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, para adiantar as negociações das pendências antes da audiência com o governador.
O coronel Elvandro Omena, do Gerenciamento de Crise, que agilizou o encontro com o governador, informou que Renan Filho entrou em contato com o secretário Christian Teixeira quanto às pendências da negociação. O sindicato aguarda o retorno do secretário.
Na solenidade, o presidente do Sindpol conversou com o deputado federal Ronaldo Lessa e o senador Benedito Lira para que ambos intermediassem junto ao governo a realização da audiência de negociação com o governador Renan Filho.
O encontro com o governador é resultado da deliberação da última assembleia geral que foi acompanhar a agenda do governador nas solenidades públicas.
Do Sindpol, estivaram no encontro o presidente, Josimar Melo, o vice-presidente, Carlos José, o diretor de Planejamento, Stélio Pimentel Jr, o Delegado Sindical Charles Alcântara e o vice-diretor Jurídico, Ricardo Nazário.