Por Imprensa (sexta-feira, 11/08/2023)
Atualizado em 11 de agosto de 2023
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), iniciou ontem, terça-feira (8), as inscrições para o Edital de Seleção de tutores e tutores-coordenadores de área temática para atuação na Rede Nacional de Educação a Distância em Segurança Pública (Rede EaD Senasp). Os requisitos para concorrer às vagas são formação superior, especialização em uma ou mais temáticas do curso desejado e experiência comprovada em docência e/ou tutoria presencial e/ou a distância. Quanto mais formações, mais pontuação o candidato adquire.
Os selecionados irão acompanhar os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) matriculados nos cursos do Pronasci 2.
As inscrições começam nesta terça-feira e ficam disponíveis até 15/08/2023. Os candidatos deverão acessar o link no período e inserir as informações e comprovantes solicitados no Edital. O resultado parcial dos selecionados acontecerá dia 25/08, e o final, dia 31.
A seleção integra o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), que prevê ações de fortalecimento da segurança cidadã e de qualificação dos agentes de segurança pública, sobretudo nos eixos estratégicos que constituem o Programa , incluindo a defesa dos direitos e garantias fundamentais, a prevenção de violência contra as mulheres, o enfrentamento do racismo estrutural e a atuação focalizada em territórios vulneráveis com altos índices de violência. Ao total, são oito cursos ofertados.
Os tutores e tutores coordenadores passarão por capacitação prévia ofertada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da Senasp (Dep/Senasp) e, depois, vão desempenhar as atividades no ambiente virtual de aprendizagem da Rede EaD Senasp de forma remota.
Bolsa-formação
Os agentes de segurança pública aprovados nos cursos ofertados na Rede EaD Senasp ficarão habilitados para receber a bolsa-formação de R$ 900, considerando os requisitos previstos, como não estar aposentado, receber salário até 15 mil reais e não ter sido condenado nos últimos 5 anos.
Serão classificados até 1.300 candidatos, dos quais 650 deverão atuar já nas primeiras turmas que serão formadas.
As etapas da seleção e publicações sobre o processo seletivo serão realizadas na página eletrônica da Senasp, disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/tutor-e-tutor-coordenador-para-a-rede-ead-senasp