Por Imprensa (quarta-feira, 2/09/2015)
Atualizado em 2 de setembro de 2015
O Movimento Unificado dos Servidores Públicos se reuniu com o membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Albuquerque (PRTB), na tarde desta quarta-feira (02), para tratar do Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (IPCA).
As lideranças do Movimento Unificado solicitaram o pagamento do IPCA, que, em 2014, teve o percentual de 6,41%. No entanto, o governador Renan Filho encaminhou Mensagem com reajuste de 5% em três parcelas, sendo de 1% referente ao mês de maio deste ano, 2% em outubro e 2% em dezembro. Para os policiais militares e do Corpo de Bombeiros, a implantação do reajuste será de 5% em parcela única, em 1º de dezembro de 2015. E para Educação, que possui a Lei Federal nº 11.738, que trata do piso nacional, terá reajuste de 7%, divididos em três parcelas, de maio, setembro e novembro deste ano.
O deputado informou que entrou contato com o governador, mas o Renan Filho alegou dificuldade financeira. Disse que não terá recurso para pagar os aposentados se for implantado os 6,14%. O deputado disse que poderia não levar a matéria para votação no plenário desta quarta (02), mas que isso apenas prejudicaria os servidores.
Na reunião, não houve proposta do governo, apenas que o deputado irá marcar uma audiência com o governador e as lideranças do Movimento Unificado para discutir o reajuste salarial da categoria e avançar nas negociações. Albuquerque entrará em contato com o Movimento Unificado na segunda semana de setembro.