Por Imprensa (sexta-feira, 3/03/2023)
Atualizado em 4 de março de 2023
O Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março, marca a importância do cuidado com a saúde. A obesidade é uma doença crônica que pode ser causada por diversos fatores, como genéticos, psicológicos, sociais, metabólicos, assim como o excesso de peso, que aumenta o risco para o desenvolvimento de diversas outras doenças cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de cânceres.
Dados do IBGE mostram que mais de um quarto da população adulta está com o quadro de obesidade. Na pandemia de Covid-19, a obesidade foi o segundo fator de risco para infecção, ficando atrás apenas da idade.
A má alimentação, sedentarismo, genética e disfunção endócrina são fatores que contribuem para a obesidade e o excesso de peso.
O tratamento ideal deve ser constituído por etapas como mudança para hábitos saudáveis, reeducação alimentar, prática regular de exercícios físicos e ajuda multidisciplinar, com médicos, educadores físicos, nutricionistas e psicólogos.
Em muitos casos, o problema não pode ser enfrentado sozinho. É fundamental procurar ajuda de profissionais. A adoção de hábitos saudáveis e a ajuda médica, educacional e psicológica podem evitar o excesso de peso e as enfermidades desencadeadas pela obesidade.
A pessoa precisa ser respeitada, acolhida, ouvida e ajudada.