Por Imprensa (sábado, 2/09/2017)
Atualizado em 2 de setembro de 2017
A nova diretoria do Sindpol tomou posse para o triênio 2017-2020 na sexta-feira (01), e reafirmou seu compromisso de defender os interesses dos policiais civis, ampliar conquistas e continuar na luta, enfrentando os obstáculos do atual governo que engessa e desmonta a Polícia Civil.
A solenidade reuniu cerca de 300 pessoas, entre policiais civis, convidados, dirigentes sindicais e representantes da sociedade civil na Associação Comercial em Jaraguá.
A Mesa foi composta pelo ex-presidente do Sindpol, Josimar Melo, por Ricardo Nazário que foi conduzido ao cargo de presidente do Sindpol, pelo representante da Cobrapol Jorge Henrique dos Santos, pelo delegado Antônio Carlos Lessa que representou a Delegacia Geral e a Associação dos Delegados de Alagoas (Adepol), por Célio Ferreira Romão, representante da Aepol, pelo policial civil Humberto Júnior que representou a Secretaria de Segurança Pública, por Silvio Arruda da OAB/Alagoas e pelo presidente do Sindepol, delegado José Carlos André dos Santos.
Apoio – A cerimônia teve um pequeno atraso, devido aos diretores Jansen Lasalvia e Etélio Charles tiveram que prestar apoio a um colega policial civil que sofreu um acidente de motocicleta e estava no Hospital Geral do Estado.
Discurso – Em seu discurso, o novo presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, agradeceu a confiança depositada pela categoria na Chapa Unidade Policial. E homenageou todos os diretores do Sindpol. “Nosso diferencial é a união da diretoria. Se os diretores não estiverem unidos, o presidente não será ninguém. Cada membro tem sua importância e o seu valor”.
Ricardo Nazário observou que assume o Sindicato em um momento difícil. “É uma responsabilidade grande. Não dá mais para aceitar as imposições do governo. Quando olho para meu filho e vejo que não posso dar uma Educação ou um plano de Saúde melhor, isso me motiva a seguir na luta”.
O dirigente sindical lamentou que alguns dirigentes foram injustiçados na gestão anterior. “Muitos diretores foram chamados de radicais, porém para enfrentar o governo, temos que usar todas as armas. Esse é o diferencial para quem quer ser sindicalista”.
O presidente do Sindpol acrescentou: “Quem escolher ser sindicalista tem um caminho árduo a seguir. Hoje, nós policiais civis vivemos um dilema, num cenário desfavorável e com desmonte da Polícia Civil. Precisamos unir forças para conseguimos dias melhores para a categoria. A sociedade tem que perceber que temos orgulho de ser policiais civis”.
O representante da Cobrapol Jorge Henrique dos Santos, diretor de Comunicação do Sinpol-SE, ressaltou a importância do Sindpol Alagoas para o Sindicato de Sergipe. “O Sindpol para nós é um exemplo a seguir. Não conhecemos nenhum outro sindicato no mundo que conseguiu tanto êxito. Foi o Sindpol que derrubou um governador. É uma honra fazer parte desta cerimonia”.
Josimar Melo, ex-presidente do Sindpol, disse que a vitória da Unidade Policial representa uma derrota ao governo. Revelou que não é fácil está à frente do Sindicato. Disse que a vitória não é garantia de direitos, mas sim a unidade dos policiais civis com os servidores públicos e trabalhadores nas mobilizações. Citou o 17 de Julho de 1997, quando a diretoria do Sindpol unificou a luta dos policiais civis, dos policiais militares e dos servidores públicos, resultando na derrubada do governo Suruagy. “Temos o desafio maior que são essas reformas, que retiram direitos. A vitória da Unidade Policial é de todos os servidores”, disse, informando que a CUT definiu o dia de paralisação nacional para 14 e setembro contra as reformas, que retiram direitos, contra o desmonte dos serviços públicos, contra terceirização e contra o congelamento dos gastos sociais por 20 anos.
O presidente do Sindepol, delegado José Carlos André dos Santos, destacou que o Sindicato dos Delegados está à disposição da luta dos policiais civis. Disse que escrivães, agentes e delegados devem andar juntos, “não há sentido para separação”, afirmou. O delegado também parabenizou a gestão do Josimar Melo e da diretoria.
Na sequência, o Sindpol homenageou as mulheres policiais através das diretoras do sindicato — Arlete Bezerra Correia, Silvia Lúcia Almeida e Selma Maria Leopoldo — como exemplo de empenho de luta pelos direitos das mulheres. “É com muita honra que assumo meu cargo. Desejo que a Sílvia e Selma caminhem conosco para vencer o preconceito de ser mulher, de ser policial civil e ainda ser sindicalista. Tenho certeza que a categoria se surpreenderá com nosso desempenho. Iremos à luta e avançaremos nas conquistas”, destacou a sindicalista.
Nova diretoria do Sindpol:
Presidente: Ricardo Nazário da Silva
1º Vice-Presidente: Jânio Vieira Barbosa
2ª Vice-Presidente: Arlete Bezerra Correia
1° Secretario: Bartolomeu Rodrigues dos Santos
2a Secretária: Silvia Lúcia da Silva Almeida
3a Secretária: Selma Maria Leopoldo
4° Secretário: Williams Ramos dos Santos
Diretor Financeiro: Carlos José da Silva
Vice-Diretor Financeiro: Charles Alcântara de Medeiros
Diretor de Imprensa e Comunicação: José Edeilto Gomes dos Santos
Vice-Diretor de Imprensa e Comunicação: Vicente Higino de Oliveira
Diretor de Esporte e Cultura: Fernando Amorim Costa
Vice-Diretor de Esporte e Cultura: Fagner Calheiros Ângelo
Diretor Administrativo: Adriano da Silva Gama
Vice-Diretor Administrativo: Fernando José Palmeira Oliveira
Diretor de Planejamento: Stélio Pimentel Junior
Vice-Diretor de Planejamento: Emerson Carlos Pereira dos Santos
Diretor Social: Marcial Fernando Bertoldo de Viveiros Fortes
Vice-Diretor Social: Edmilson Mororó Torres
Diretor Jurídico: José Carlos Fernandes Neto
Vice-Diretor Jurídico: André Durval Sarmento Rosa
Delegados Sindicais:
1° Delegado Sindical: Carlos Jorge da Rocha
2° Delegado Sindical: Jesualdo dos Santos Oliveira
3° Delegado Sindical: Petrucio Carlos da Silva
4° Delegado Sindical: Jorge Luiz Ferreira
Conselho Fiscal:
1° Conselheiro Fiscal: José Carlos Bispo da Silva
2° Conselheiro Fiscal: Sidney Moreira Ribeiro
3° Conselheiro Fiscal: Jansen Lasalvia Ataide da Silva
4° Conselheiro Fiscal: Avelar de Araújo Salvador
5° Conselheiro Fiscal: Aristão Cavalcanti Filho
Conselho de Ética:
1° Conselheiro de Ética: José Ferreira
2° Conselheiro de Ética: Williams Silva dos Santos
3° Conselheiro de Ética: Etélio Charles Malta de Pontes
4° Conselheiro de Ética: Shane Ferreira de Almeida
5° Conselheiro de Ética: Fernando Lourenço Correia Junior
Veja as fotos no facebook do Sindpol
https://www.facebook.com/pg/sindpolal/photos/?tab=album&album_id=1424240964296982
https://www.facebook.com/pg/sindpolal/photos/?tab=album&album_id=1424387314282347