Geral Notícias

Outubro Rosa: cuidar da saúde é o melhor caminho para a prevenção

Por Imprensa
Atualizado em 17/10/2025

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) reforça a importância da campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O aumento do número de casos de câncer de mama no Brasil é preocupante. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, tornando o câncer de mama o tipo mais comum entre as mulheres no país. Em Alagoas, a estimativa anual é de 690 casos.

Em 2023, dado mais recente disponível, foram registrados 20.165 óbitos causados pela doença no Brasil, sendo 246 deles em Alagoas.

Incidência

O câncer de mama é o tipo mais comum em todo o mundo, representando cerca de 1 em cada 3 casos de câncer diagnosticados em mulheres no Brasil. Quando identificado em estágios iniciais, as chances de cura ultrapassam 95%.

Como se proteger

– Manter o peso corporal adequado;

– Praticar atividades físicas regularmente;

– Alimentar-se de forma saudável;

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

– Dormir o suficiente para recuperar as energias;

– Manter o check-up e os exames em dia.

Fatores de risco

Sedentarismo, obesidade e sobrepeso, tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e histórico familiar de câncer de mama ou de ovário estão entre os principais fatores de risco.

Conheça seu corpo

As mamas devem ser palpadas com frequência — durante o banho, na troca de roupa, em frente ao espelho, em pé ou deitada —, em momentos que sejam confortáveis. Esse hábito ajuda a conhecer melhor o próprio corpo e a identificar possíveis alterações.

Quem deve fazer mamografia

A mamografia é o principal exame para diagnóstico e rastreamento do câncer de mama. É recomendada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos, mesmo que não apresentem sintomas.

A partir dos 30 anos, o exame pode ser indicado para mulheres com suspeita de síndromes hereditárias ou para complementar o diagnóstico em casos de nódulos palpáveis.

Sinais e sintomas

– Nódulos (caroços) nas mamas, axilas ou pescoço, fixos e geralmente indolores — principal manifestação, presente em cerca de 90% dos casos;

– Pele da mama avermelhada, retraída ou com aspecto semelhante à casca de laranja;

– Alterações na aparência do mamilo ou saída de secreção.

Importante: Esses sinais e sintomas devem sempre ser avaliados por um médico, que poderá solicitar exames complementares para confirmar ou descartar o diagnóstico.

Caso o câncer seja detectado, o paciente será encaminhado para um hospital ou serviço de referência. O tratamento depende do tipo de tumor e da fase da doença. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor a resposta ao tratamento e a qualidade de vida.

 

Fontes: INCA, Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM)

Compartilhe esta notícia

Faça parte da maior força sindical dos policiais civis

Junte-se a milhares de policiais civis que confiam no SINDPOL para defender seus direitos e interesses.