Por Imprensa (terça-feira, 15/04/2025)
Atualizado em 16 de abril de 2025
Os policiais civis aprovaram ações de mobilização em assembleia geral realizada nesta terça-feira (15), iniciando com a realização de ato público em frente ao Palácio do Governo.
O presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, destacou que foram dois anos de negociação com o governo de Alagoas. “Realizamos reuniões com a secretária da Fazenda, Renata dos Santos, a procuradora-geral do Estado, Samya Suruagy, a secretária de Planejamento e Gestão, Paula Dantas, e com o próprio governador, que se manifestou favorável à majoração para todos. Agora, o governo impõe uma condicionante que é inalcançável. Temos vários policiais civis com decisões judiciais transitadas em julgado. Não há como exigir 100% de adesão da categoria, abrindo mão dos retroativos das ações judiciais”, explicou.
Jânio Barbosa ressaltou que a majoração só será conquistada por meio da mobilização da categoria. Ele pediu o engajamento de todos os policiais civis.
O dirigente informou que as ações do Sindpol já começaram com a distribuição de panfletos e faixas com os dizeres “Governo diz que faz, mas não faz” e “Governo sem palavra”.
*Entrega das viaturas*
Durante a assembleia geral, os policiais civis decidiram que todas as viaturas caracterizadas devem permanecer paradas nas delegacias a partir desta quarta-feira (16), uma vez que a categoria não possui o Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE).
*Paralisação*
Foi aprovada a realização de uma paralisação de 24 horas no dia 29 de abril, com ato público em frente à Central de Flagrantes.
*Campanha*
A categoria também aprovou o lançamento de uma campanha de mídia, com panfletagem, outdoors, tráfego pago nas redes sociais, carro de som, entre outras ações de comunicação.
*Novas ações*
Outra ação aprovada foi o Sindpol seguir a agenda do governador para cobrar a majoração da carga horária para todos os policiais civis.
Também foram aprovados novos atos que o Sindpol não poderá divulgar no momento, mas que serão comunicados à medida que se aproximarem das datas previstas para sua realização, para que a categoria participe da mobilização.