Por Imprensa (sexta-feira, 9/03/2012)
Atualizado em 9 de março de 2012
Os policiais civis de Alagoas decidiram, na assembleia geral da categoria, realizar uma vigília em frente à Secretaria de Gestão Pública (Segesp) na próxima terça-feira (13), a partir das 8 horas.
Os policiais aguardarão a realização da reunião com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lajes, que adiou pela segunda vez o encontro com o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), para tratar da pauta de reivindicações da categoria. O Sindpol irá organizar um café da manhã em frente à Segesp.
Na assembleia, os policiais deliberaram que o ato público continuará sendo realizado todos os dias até o que o secretário Alexandre Lajes receba o sindicato para apresentar a proposta do governo sobre os itens da pauta de reivindicações da categoria: piso salarial de 60% da remuneração dos delegados de polícia; Plano de Cargos, Carreira e Subsídios; revogação das punições dos policiais civis grevistas; integralidade e paridade da Lei Complementar 28/2010 da aposentadoria especial.
Os diretores do Sindpol chamaram a atenção dos policiais civis sobre a participação da categoria das atividades de mobilização, a exemplo das assembleias gerais e dos atos públicos. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, destacou que os policiais militares já conquistaram 18% de reajuste salarial, e os policiais civis só terão conquistas se participarem da mobilização.
Nacional
O Delegado Carlos Jorge da Rocha informou sobre a reunião da Cobrapol e os sindicatos dos policiais civis, inclusive o Sindpol, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ocorrida na quarta-feira (09). No encontro, o ministro informou sobre a dificuldade financeira para aprovação das PECs 300/2008 e 446/2009. Já no que se refere à aprovação da Lei Orgânica, Cardozo se mostrou bastante otimista. A expectativa é que a matéria seja discutida até julho.
Ações judiciais
Na assembleia, os policiais civis aprovaram que o Sindpol ajuíze duas ações judiciais, uma de aposentadoria especial para as mulheres de 25 anos de contribuição, e a outra sobre a manutenção da paridade salarial.
Novos cargos
Também foi aprovada a mudança de cargos de diretores Jurídico e de Planejamento do Sindpol. Stélio Pimentel Jr agora será diretor de Planejamento, enquanto Charles Alcântara, assumirá a diretoria Jurídica.
Nova assembleia
Os policiais civis aprovaram nova assembleia geral com indicativo de greve para o dia 16 de março, a partir das 14 horas, no auditório do Sindpol. A categoria irá decidir sobre a greve nacional dos policiais civis pela aprovação do Piso Nacional através das PECs 300/2008 e 446/2009, programada para 16 de abril em todo o país.
Nessa data, o Sindpol deverá informar o posicionamento do governo sobre a pauta de reivindicações dos policiais civis.