Sindpol apresenta proposta do governo com escalonamento da majoração
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu nesta segunda-feira (02) com policiais civis para apresentar a nova proposta do Governo do Estado referente ao acordo da implementação da majoração da carga horária, que prevê pagamento escalonado em seis parcelas.
O presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, iniciou a reunião resgatando todo o processo de negociação. Ele lembrou que, inicialmente, o Comitê de Negociação Sindical (Cones) apresentou três cenários para o acordo da majoração da carga horária. A categoria aderiu por meio de cartas de intenções. No entanto, o governo não cumpriu esse acordo. Posteriormente, houve a intermediação do Judiciário, em que o Estado propôs o acordo através de uma resolução, que os policiais assinaram os termos de adesões e anuência, mas o governo não cumpriu com o acordado. No início desde ano, o governo informou que não poderia pagar a majoração de forma integral, propondo o parcelamento em seis parcelas ao longo de três anos.
“Tentamos melhorar esse cenário em janeiro. Procuramos deputados, secretários e o Judiciário. Buscamos garantir todo o pagamento ainda durante o governo de Paulo Dantas”, disse o presidente do Sindpol. Ele informou que o Sindicato recebeu a proposta do secretário de Governo, Vitor Pereira, o qual manifestou que não há mais possibilidade de avançar na proposta.
O presidente destacou ainda que o Sindpol sempre lutou por aumento salarial, diferentemente da luta pela ação judicial da majoração da carga horária, que envolve o Judiciário, divisões dentro da categoria (policiais civis novos, antigos, aqueles que não tiveram êxito na ação judicial e pensionistas) e o Governo.
“Não paramos. Estamos lutando para que todos os policiais civis conquistem esse direito. Somos persistentes e vamos buscar a majoração para todos”, afirmou.
Assim que a nova resolução for publicada no Diário Oficial de Alagoas, nesta semana, os policiais civis terão o prazo de cinco dias para desistirem do acordo, caso desejem, ou aderirem ao acordo, caso já não tenham feito.
*Advogados*
O advogado do Sindpol, Pedro Andrade, informou que o valor total de cada contrato não será alterado, permanecerá o mesmo, que apenas a quantidade de parcelas será aumentada de forma a ajustar valor a ser repassado mensalmente.