Por Imprensa (quarta-feira, 2/04/2025)
Atualizado em 2 de abril de 2025
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
O mês de abril é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado nesta quarta-feira (2). O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) reafirma seu compromisso com a luta pela inclusão e a defesa de políticas públicas que garantam os direitos das pessoas autistas e de suas famílias. Além do acesso a um tratamento adequado, é fundamental promover a socialização, o respeito e o debate sobre o tema.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 100 crianças no mundo tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). No Brasil, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, conhecida como Lei Berenice Piana, assegura diagnóstico precoce, tratamento, terapias e medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios nas habilidades sociais, comportamentos repetitivos e dificuldades na comunicação verbal e não verbal. Segundo especialistas, terapias adequadas para cada caso podem melhorar a qualidade de vida e a interação dessas pessoas com o mundo. O TEA geralmente se manifesta na infância e persiste na adolescência e na vida adulta, sendo que, na maioria dos casos, os sinais aparecem nos primeiros cinco anos de vida.
Em Alagoas, a Lei nº 9.413/2024, sancionada em 29 de novembro de 2024, instituiu a Política Pública de Apoio, Acolhimento e Capacitação para pais e responsáveis legais de pessoas autistas. O objetivo é oferecer suporte emocional, informações e ferramentas para que as famílias enfrentem os desafios diários e promovam a inclusão de seus filhos na sociedade.