Por Imprensa (segunda-feira, 11/01/2021)
Atualizado em 11 de janeiro de 2021
A campanha Janeiro Branco, celebrada anualmente no primeiro mês do ano, tem como principal objetivo levantar discussões e conscientização sobre a saúde mental; visto que o ano de 2020 foi incomum, causado pela pandemia do COVID-19, fazendo com que boa parte da população passasse mais tempo em casa, ocasionando dificuldade com isolamento social.
Entretanto, a atividade policial exigiu à categoria ainda mais dedicação no atendimento à população, sendo um dos grupos mais ameaçados pelo contágio.
De acordo com diretor de Comunicação do Sindpol e psicólogo, CRP 15/4521, José Edeilto Gomes do Santos, a pandemia ocasionou aos policiais civis um enfrentamento ao desconhecido, gerando ansiedade no local de trabalho e no ambiente familiar. “É importante que o policial civil pare para refletir sobre os conflitos produzidos por esta pandemia. Estamos investindo em técnicas de abordagem aos casos de ansiedade fora do controle e aguardamos os companheiros para poderem manter o equilíbrio mental e consequentemente promover saúde aos nossos filiados”, alerta.
Consciente da situação dos policiais civis, a diretoria do Sindpol vem desenvolvendo ações de interações com a categoria, como atividades físicas, eventos voltados para práticas de saúde, atendimento psicológico e divulgações de conteúdos suscetíveis ao combate do suicídio, setembro amarelo, e do assédio moral.