Por Imprensa (sexta-feira, 1/04/2016)
Atualizado em 1 de abril de 2016
O Sindpol esteve na Delegacia Geral na quinta-feira (31), para cobrar melhoria das condições de trabalho das policias civis no Aeroporto Zumbi dos Palmares. Da reunião com o Delegado Geral, Paulo Cerqueira, ficou definida a publicação de uma portaria e o aumento do efetivo no aeroporto.
Quatro policiais civis fazem parte do plantão diário do aeroporto para colaborar com a realização de Boletim de Ocorrências e de embarque de armas. O trabalho faz parte do termo de cooperação entre a Polícia Federal e a Polícia Civil. No entanto, não há assinatura de expediente que ampare o trabalho da Civil.
Por conta da carência de efetivo, os policiais federais repassaram o trabalho de embarque de armas às policiais civis. Elas informaram que não tinham condições de tirar o plantão sozinha, destacando que os policiais federais se retiraram do local por conta do trabalho que é insalubre e exige atuação em todos os horários. Durante a madrugada, uma policial chega a realizar o procedimento de embarque de oitos armas. Elas também destacaram a pressão das companhias aéreas pela celeridade do serviço para não atrasar o voo.
O presidente do Sindpol, Josimar Melo, disse que as policiais estão trabalhando sem nenhum amparo legal ou ordem de missão. “Se acontecer algo, a policial poderá ser punida, em caso de uma situação de investigação”, disse o presidente, esclarecendo que o serviço é uma atribuição da Polícia Federal.
O Delegado Geral informou que o trabalho é uma parceria, e não uma transferência de serviço a terceiro. Ele reconheceu que as polícias estão executando serviços a mais que suas atribuições sem a contrapartida da Federal.
Na reunião, ficou decidido que a Delegacia Geral aumentará o efetivo e publicará uma portaria sobre atuação da Polícia Civil junto à Polícia Federal no aeroporto. O Delegado Geral também se comprometeu a tratar das condições de trabalho e dará posicionamento na próxima segunda-feira (04).
Antes de falar com o Delegado Geral, o Sindpol também se reuniu com o Diretor do GPJ1 – Gerencia de Polícia Judiciária 1, delegado Cícero Lima, que compreendeu a necessidade de amparar o trabalho das policiais no aeroporto e aumentar o efetivo.
Para o Delegado Paulo Cerqueira, o termo de cooperação amplia e valoriza o trabalho da Polícia Civil.