Por Imprensa (terça-feira, 8/03/2016)
Atualizado em 8 de março de 2016
A diretoria do Sindpol se reuniu com o Delegado Geral da Polícia Civil, delegado Paulo Cerqueira, na segunda-feira (07), para tratar de reivindicações dos policiais civis.
No encontro, o Delegado Geral se comprometeu a intermediar uma reunião com os secretários de Planejamento e Gestão e de Segurança Pública, nesta semana, para tratar da pauta de reivindicações da categoria que contém 23 itens, em destaque, o piso salarial de 60% dos delegados de polícia, da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS), do pagamento do risco de vida, e da implantação e pagamento retroativo das progressões.
Delegacias
Na reunião, o presidente do Sindpol entregou o relatório das precárias condições de trabalho das delegacias de Flexeiras, Joaquim Gomes, Colônia Leopoldina, Porto Calvo, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe e São Luiz do Quitunde, e solicitou as medidas cabíveis para resolver os problemas.
RH da DGPC
O Sindpol também entregou um ofício solicitando a fundamentação jurídica do atual do setor de Recursos Humanos da Polícia Civil, que tem efetuado corte de décimo terceiro salário e um terço de férias dos policiais que se afastaram devido à licença médica por seis meses. O Delegado Geral solicitou um novo ofício do sindicato. O presidente Josimar Melo destacou que a entidade sindical discorda do atual entendimento da Polícia Civil.
Viaturas
O Sindpol questionou a retirada de ar condicionado de 38 viaturas da Polícia Civil. O Delegado Geral informou que a Agência de Modernização da Gestão de Processos – Amgesp, que fez o contrato de locação dos veículos, retirou os compressores das viaturas. Na reunião, ficou acordo que o Sindpol irá encaminhar novo ofício à Delegacia Geral solicitando a recolocação do ar condicionado nas viaturas.
Verba de alimentação
O Sindpol solicitou a atualização do valor da verba de alimentação dos policiais civis, que é um direito concedido desde 2014 sem reajuste do valor.
Na reunião, o Delegado Geral também informou que o pagamento da verba de alimentação estará liberado no dia 14 de março
Armas com defeito
O Delegado Geral disse que o primeiro lote das armas cauteladas individualmente, recolhidas e enviadas à empresa Forjas Taurus no Rio Grande Sul, retornarão daqui a 15 dias. Já o segundo lote será das armas cauteladas das delegacias.
De acordo com ele, o pagamento da compra de 300 armas será efetuado quando o governador sancionar o orçamento de 2016.
Construção da Apocal
O Delegado Geral informou que a construção da Academia de Polícia depende de verba específica e só poderá ser possível no orçamento do próximo ano.