Sindpol discute demandas dos policiais civis em reunião com Delegado-Geral

Por Imprensa (sexta-feira, 13/09/2024)
Atualizado em 17 de setembro de 2024

A nova diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu nesta sexta-feira (13), com o Delegado-Geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, para discutir as demandas da categoria.

O presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, deu início à reunião ressaltando que a nova gestão busca manter um diálogo constante com a Delegacia Geral e trazer à tona questões que precisam ser atendidas.

A primeira pauta apresentada foi a criação de uma comissão para dar continuidade à elaboração da Lei Orgânica da Polícia Civil, visando garantir direitos para os policiais. Barbosa destacou a necessidade de rever itens que foram retirados pelo governo federal. Ele solicitou uma data para o início dos trabalhos da comissão, e o Delegado Geral garantiu que até o final de setembro será marcada uma reunião com o sindicato.

O presidente também abordou o pagamento da verba de vestimenta, que ainda não foi implantada pelos policiais civis, apesar de ter sido prometida. Foi proposto também, a possibilidade da compra de distintivo pela polícia civil para todos os policiais.

Em relação às eleições 2024, foram discutidas as escalas de trabalho e a organização do transporte dos policiais civis para as suas lotações. Houve a preocupação quanto ao deslocamento e à permanência das policiais civis mulheres durante o período eleitoral, especialmente, em delegacias sem infraestrutura adequada.

A diretora do Sindpol Silvia Lúcia relatou situações desconfortáveis enfrentadas por policiais mulheres ao trabalharem em delegacias no interior sem condições apropriadas para alojamento e banheiro.

A diretora do Sindpol Else Freire destacou que a nova diretoria do Sindpol criou um setor específico para as mulheres, com o objetivo de levantar dados sobre a estrutura das delegacias. Ela mencionou a possibilidade de uma parceria com o setor de qualidade de vida da Delegacia Geral.

O Delegado Geral informou que enviará um comunicado solicitando que sejam disponibilizado as salas e alojamentos das delegacias no interior para garantir melhor estrutura às policiais civis durante o plantão da eleição.

Por fim, foi discutida a necessidade de melhor estrutura e efetivo na Central de flagrantes de Arapiraca para melhorar o atendimento à população, como já acontece na Central de flagrantes de Maceió.