Por Imprensa (quarta-feira, 8/06/2022)
Atualizado em 8 de junho de 2022
O presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Jânio Vieira, participou de uma audiência virtual na 1ª Vara do Trabalho de Arapiraca, com o advogado Pedro Andrade, que tratou das precárias condições de trabalho da Central de Polícia de Arapiraca nesta quarta-feira (08).
Em 2020, a direção do Sindpol formalizou uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho com protocolo de nº 2.19.001.000240/2020-73 e notícia de fato (NF) 000346.2020.19.001/9, em razão da falta de estrutura da Central de Polícia, de Arapiraca que apresenta condições desumanas. Além do alojamento inadequado, com camas quebradas e colchões rasgados, a delegacia apresenta ainda banheiro quebrado, paredes com rachaduras e mofos, bem como de centenas de carros e motos apreendidos e amontoadas no pátio da delegacia, os quais poluem o ambiente e servem para foco de mosquitos da dengue, Zika e Chikungunya.
Na audiência com o juiz do Trabalho Andre Antonio Galindo Sobral, a Procuradora do Estado Marialba Braga pediu mais prazo para solução dos problemas, sendo marcada nova audiência para o dia 28 de julho do corrente ano.
A procuradora do Estado se comprometeu a entrar em contato com o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva da Silva, para participar da audiência e definir uma solução em conjunto com o Sindpol, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho.
Jânio Vieira informou que, em 2020, o Sindpol também denunciou as condições precárias de trabalho das delegacias de Igreja de Nova, Craíbas, Penedo e Palmeira dos Índios. As três últimas foram desativadas devido à construção dos Centros Integrados de Segurança Pública – CISP, que ainda envolverá a delegacia de Igreja Nova.