Por Imprensa (quarta-feira, 7/06/2017)
Atualizado em 22 de janeiro de 2018
A diretoria do Sindpol esteve na Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz), na nesta quarta-feira (07), para cobrar celeridade na tramitação do Processo nº 1700 001502/2017 do projeto de lei do piso salarial da categoria, atualização da verba de alimentações e reajuste geral.
A diretoria do Sindpol encontrou resistência do corpo técnico do governo para receber a diretoria. A chefe de Gabinete, Paloma Cavalcanti, disse que a Secretária do Tesouro, Renata dos Santos, só poderia atender no dia 14 de junho. A diretoria não aceitou a data. Após muita insistência, o próprio secretário George Santoro recebeu o presidente do Sindpol, Josimar Melo, e o vice-diretor Jurídico, Ricardo Nazário.
Josimar Melo lembrou ao secretário que a categoria acordou a proposta de piso salarial, antes do Carnaval e revelou que o processo se encontra parado há mais de 30 dias na Sefaz. O secretário manifestou desconhecimento do processo na Sefaz, mas garantiu que irá dar prioridade ao processo. Santoro disse que até quarta-feira (14) irá liberar o processo do Piso para o Gabinete Civil do Governo.
O secretário destacou a importância da segurança pública para o governo, ressaltando que se não houver segurança, não há ampliação de empresas e turismo no Estado, revelando que os investidores perguntam logo se há segurança.
Nazário defendeu o investimento na investigação da Polícia Civil. Como exemplo, ele citou dois crimes na orla da Ponta Verde mesmo com todo aparato policiamento ostensivo, mas quando a Polícia Civil investigou, o autor tinha cometido mais quatro homicídios. “Se tivesse investimento na investigação, o crime poderia ter sido evitado”, revelou.
O Sindpol também cobrou a convocação da reserva técnica da Polícia Civil. O secretário disse que o governador tinha garantido a convocação da reserva técnica.
O Sindpol solicitou uma reunião com o governador para tratar de uma pauta institucional, como desvio de função, usurpação de função pela Polícia Militar, condições de trabalho, entre outros.
Atualização do valor da verba de alimentação
O secretário George Santoro também garantiu a atualização do valor da verba de alimentação dos policiais civis, conforme solicitação feita pelo Sindpol, Processo 1700 006770/2015. Santoro disse que a demora se deve ao processo da Polícia Militar chegar na secretaria.
Reajuste geral
O Sindpol também cobrou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC dos servidores públicos. O secretário Santoro informou que o governador Renan Filho irá anunciar o reajuste geral dos servidores públicos. Santoro justificou a demora devido à negociação da dívida do Estado.