Sindpol integra mobilização nacional em defesa da PEC da Segurança Pública
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) participa da mobilização nacional, realizada pela Cobrapol e diversas entidades sindicais em Brasília. As atividades ocorreram na Câmara dos Deputados em defesa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2025 da Segurança Pública.
Na terça-feira (02), os dirigentes sindicais acompanharam a audiência pública, que contou com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás) e Tarcísio de Freitas (São Paulo). As frentes policiais também participaram do ato no Auditório Freitas Nobre, fortalecendo a articulação conjunta pela valorização da investigação criminal.
Nesta quarta-feira (03), os policiais civis se concentram na Câmara dos Deputados, aguardando a leitura do relatório da PEC 18/2025, que será apresentada aos líderes do governo.
As entidades policiais defendem que a PEC da Segurança Pública avance com medidas que:
-Fortaleçam a carreira policial.
-Reconheçam o papel estruturante do trabalho investigativo.
-Restabeleçam garantias retiradas pela Emenda Constitucional 103/2019 (Reforma da Previdência).
Entre os pontos centrais da proposta, destacam-se a recuperação da previdência específica dos policiais civis e o reconhecimento da realidade de risco permanente vivida pelos homens e mulheres que atuam diariamente no enfrentamento ao crime, bem como a integralidade, paridade e pensão integral.
Além de Sindpol e Cobrapol, a mobilização contou com a presença de diversas entidades dos policiais civis e outras categorias da segurança, reforçando a unidade do movimento: Fenapef, Fenaprf, Fenaspen, Intelis, Fenapff, Fenasse, Fenappf, Fenaguardas e Angpb (Guarda Portuária).
A Cobrapol e sindicatos seguem mobilizados e vigilantes, considerando que a votação da PEC da Segurança deve ocorrer no dia 11 de dezembro.
Com informações da Cobrapol