Por Imprensa (segunda-feira, 9/11/2015)
Atualizado em 9 de novembro de 2015
Os dirigentes do Sindpol Edeilto Gomes (vice-presidente), José Carlos Fernandes Neto (Jurídico) e Arlete Bezerra (Secretária) acompanharam a equipe da TV Alagoas na reportagem sobre as precárias condições de trabalho na Delegacia Regional de União dos Palmares.
O Sindpol já havia denunciado à Promotoria da Justiça, à Defensoria Pública e à Justiça às condições estruturais precárias e insalubridade do local. Por conta disso, em fevereiro deste ano, a Defensoria Pública denunciou as más condições da unidade e pediu a interdição da delegacia, que foi atendida.
Por descumprimento da decisão, em setembro, o Tribunal de Justiça de Alagoas determinou o bloqueio de R$ 1 milhão das contas do Estado de Alagoas e de R$ 100 mil das contas do secretário de Estado da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça. Com isso, mais de 30 presos foram transferidos. A Justiça determinou a quantidade de 10 presos na regional. O Sindpol registou a presença de 10 detentos em uma cela precária, que cabe no máximo cinco pessoas.
O Sindpol também constatou os problemas de infiltrações nas paredes e no piso, carros apreendidos no pátio da delegacia, rachaduras, falta de material de expediente e situação insalubre aos policiais civis, presos e população que necessitam do trabalho da polícia.
A equipe de filmagem não teve acesso aos presos por determinação do Delegado Geral.