Por Imprensa (domingo, 27/06/2021)
Atualizado em 27 de junho de 2021
A Polícia Civil reduz a violência em Alagoas
A Polícia Civil alagoana completa 46 anos de sua instituição no Estado nesta sexta-feira (25). Neste dia, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) parabeniza o trabalho e a dedicação dos policiais civis na redução da violência.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, ressalta que a Polícia Civil é peça fundamental para o enfrentamento da violência e redução da criminalidade. Destaca também que as ações exclusivas da Polícia Civil resultaram no esclarecimento de crimes de homicídios, redução dos assaltos a banco e apreensões de drogas. “Tudo isso mostra a importância da Polícia Civil alagoana”.
O Sindpol vem atuando pela valorização dos policiais civis, pela conquista e manutenção de direitos, bem como intensificando ações pela melhoria do piso salarial da categoria.
Fundação em Alagoas
Em 25 de junho de 1975, o então governador Divaldo Suruagy sancionou a Lei nº 3.437 criando os cargos da estrutura da Polícia Civil do Estado de Alagoas. Antes, havia a Guarda Civil, que foi extinta.
A história da Polícia Civil brasileira remonta às transformações administrativas e sociais acontecidas a partir da chegada da família real portuguesa ao Brasil, cujas ações trouxeram consequências decisivas ao desenvolvimento da polícia judiciária no Brasil, seus quadros e carreiras. D. João VI, príncipe regente, criou a Intendência Geral de Polícia da Corte e do Brasil por meio do Alvará régio em 10 de maio de 1808. É dessa medida administrativa em diante que todas as polícias civis do Brasil têm seu marco histórico inicial.
Em Alagoas, a Polícia Civil tem início no ano de 1912, quando o então governador Clodoaldo da Fonseca decide reorganizar as forças policiais do Estado e cria a Guarda Civil para junto com a Polícia Militar formarem a Força Pública do Estado de Alagoas.