Por Imprensa (quinta-feira, 28/11/2024)
Atualizado em 28 de novembro de 2024
Dando continuidade à campanha Novembro Azul, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizou uma palestra rica em informações sobre o câncer de próstata e cuidado com a saúde com o médico Gilson Veloso, da clínica Ciame, na Delegacia Geral na quarta-feira (27).
Na abertura do evento, o presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, destacou que muitos homens ainda têm preconceito com o exame do toque retal. Ele ressaltou a importância de superar esse tabu e realizar os exames preventivos a partir dos 50 anos, com periodicidade anual.
A diretora da Mulher do Sindpol, Else Freire, pontuou o trabalho do policial civil como um fator complicador para saúde, afirmando que o Sindicato está preocupado com o bem-estar da categoria e realiza os eventos voltados à prevenção.
O diretor de Comunicação do Sindpol, Fernando Palmeira, chamou atenção dos presentes quanto ao aumento da doença (o Instituto Nacional do Câncer estima 70 mil casos em 2024). O diretor reforçou a necessidade de os policiais civis iniciarem os exames preventivos a partir dos 40 anos.
Durante a palestra, o médico Gilson Veloso apresentou informações relevantes e esclarecimentos sobre o câncer de próstata – o segundo tipo que mais mata homens. “A cada 7 minutos é diagnosticado com esse câncer, e a cada 40 minutos um morre em decorrência da doença”, alertou.
O profissional destacou que, em 95% dos casos, os sintomas aparecem apenas em estágios avançados. No entanto, o diagnóstico precoce eleva as chances de cura para mais de 90%.
O médico citou os principais fatores de risco, como a idade avançada, histórico familiar, o sedentarismo, obesidade, abuso de bebidas alcoólicas e tabaco podem aumentar o risco.
O especialista enfatizou a importância da realização dos exames essenciais: PSA, toque retal e análise da urina ou quais devem ser realizados anualmente.
Gilson Veloso explicou que na fase inicial, o câncer não possui sintomas. Na fase avançada, há o aumento da frequência urinária mesmo com pouco volume; jato de urina enfraquecido; vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria); sangue na urina ou no sémen, disfunção erétil e dor nos quadris, costas, coxas, ombros e outros ossos. Em casos de disseminação da doença, podem ocorrer fraqueza ou dormência nas pernas. Ele encerrou a palestra reforçando que “prevenção é coisa de homem”.
Ao final do evento, a empresa parceira Cuide-se, que oferece plano de assistência médica Sanavitta, realizou o sorteio de um som entre os policiais civis.
Palestra e cuidados com a saúde em Arapiraca
Nesta quinta-feira (28), o Sindpol dará continuidade à campanha na Delegacia Regional de Arapiraca, às 10 horas. O evento contará com uma palestra da enfermeira Priscila Brasil e relato do diretor do Sindpol Carlos Bispo (o Carlão), que venceu o câncer de próstata. Durante a ação, a enfermeira também fará teste rápido de glicemia e aferição de pressão arterial.