Por Imprensa (sexta-feira, 25/04/2025)
Atualizado em 25 de abril de 2025
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol reforça as diretrizes da #OperaçãoMajoraçãoParaTodosJá a serem seguidas durante as operações policiais. Confira abaixo as orientações:
1 – Exigência de vestimenta
Os policiais civis não são obrigados a comprar e usar o uniforme da Polícia Civil. O Estado possui processo administrativo, aberto pelo Sindpol, solicitando a implantação da Verba Vestimenta. No entanto, até o momento o Governo não atendeu o pleito Enquanto não houver a disponibilização de recursos para a aquisição de uniformes e materiais, não poderá ser exigido que o policial civil participe de operações uniformizado.
2 – Direção de viatura
O policial civil só deve conduzir viaturas caracterizadas caso possua o Curso de Condutores de Veículos de Emergência (CVE).
O Sindpol também ressalta ainda que os policiais civis só devem realizar o CVE, caso o governo do Estado assegure todas as condições necessárias para a capacitação, como o fornecimento de dispositivo eletrônico com câmera e acesso à internet.
As viaturas devem estar em perfeito estado de funcionamento.
3 – Atribuições dos escrivães
Os escrivães de polícia têm atribuições específicas e não são obrigados a participar de operações de rua. O Sindpol orienta que esses profissionais não se envolvam diretamente em ações operacionais externas.
4 – Uso dos coletes balísticos e armamentos
Os policiais civis devem ir para as operações com os coletes balísticos na validade e armamentos em boas condições de uso, preservando ao máximo sua integridade física;
5 – Presença do delegado nas operações
Para cada cumprimento de mandado, especificamente em operações, um delegado deverá acompanhar a equipe durante todo o procedimento.
6 – Assédios
Em caso de assédio moral, assédio sexual e abuso de autoridade, o fato deve ser comunicado imediatamente ao Sindpol e ao Ministério Público para as medidas cabíveis.
O Sindpol também orienta que os policiais civis informem previamente ao Sindicato a realização de operações, a fim de possibilitar o acompanhamento e a fiscalização por parte da entidade.