Por Imprensa (segunda-feira, 2/12/2024)
Atualizado em 2 de dezembro de 2024
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) promoveu ação de prevenção ao câncer de próstata e palestra sobre cuidados com a saúde, como parte da campanha do Novembro Azul, na Delegacia Regional de Arapiraca, realizada na última quinta-feira.
A enfermeira Priscila Brasil realizou teste rápido de glicemia, aferiu pressão arterial e ministrou palestra sobre cuidados sobre saúde e prevenção ao câncer de próstata. O diretor do Sindpol Carlos Bispo (o Carlão), compartilhou sua experiência pessoal, relatando como descobriu a doença e como foi sua recuperação. Ele disse que não apresentava sintomas, fazia o PSA, mas evitava o exame de toque retal. Disse que a doença progrediu rápido e precisou se submeter à remoção total da próstata. O dirigente destacou que a prevenção é essencial, “quando se previne, tem chance de ficar curado.
Em sua palestra, a enfermeira Priscila Brasil destacou que falhas nos genes da célula e a multiplicação de células anormais dão surgimento aos tumores. Ela citou os fatores de risco, como histórico familiar (câncer de próstata, mama), obesidade, tabagismo e etilismo (dependência de álcool, química, alcoolismo ou alcoolista) e maior incidência em afrodescendentes. A enfermeira informou que mais de 70 mil casos serão diagnosticados em 2024. “Temos 90% de chance de cura e controle da doença se o câncer for descoberto no início”, esclarece.
O objetivo do Sindpol foi conscientizar os homens policiais civis sobre a gravidade da doença que tira a vida de um homem a cada 35 minutos no Brasil, e reforçar a importância dos exames preventivos, como PSA, toque retal e análise de urina, realizados anualmente.