Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Sindpol se engaja na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

Por Imprensa (segunda-feira, 2/10/2023)
Atualizado em 2 de outubro de 2023

O mês de Outubro é voltado para a campanha Outubro Rosa de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) é compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Estado de Alagoas deve registrar 690 novos casos de câncer de mama em 2023, sendo que 73.610 novos casos são projetados em todo o Brasil neste ano

Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Prevenção
Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar assistência médica para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas.

O autoexame
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência.
Fonte: Ministério da Saúde

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2025 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS