Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Sindpol se reúne com delegado-geral para discutir valorização dos policiais civis

Por Imprensa (terça-feira, 22/07/2025)
Atualizado em 22 de julho de 2025

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) se reuniu, nesta terça-feira (22), com o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, para tratar de pautas relacionadas à valorização da categoria.

Logo no início da reunião, o presidente do Sindpol, Jânio Barbosa, abordou sobre o processo de reajuste do valor da verba de alimentação que se arrasta desde o ano passado, além do problema constante no atraso no pagamento. O delegado-geral afirmou desconhecer os motivos do atraso na tramitação do processo do reajuste, mas se comprometeu a buscar informações. Segundo ele, o problema pode estar relacionado a questões burocráticas.

Outro ponto discutido foi o pagamento dos adicionais noturnos aos policiais civis dos distritos da capital e região metropolitana. Jânio pediu a correção das distorções, e o delegado-geral afirmou que irá verificar a possibilidade de regularizar a situação.

A verba para vestimentas também foi pauta do encontro. O presidente do sindicato ressaltou que os policiais civis estão sendo obrigados a trabalhar com vestimentas padronizadas, mas, até o momento, não houve resolução sobre o fornecimento do benefício. Segundo ele, é injusto que o servidor tenha que arcar com esse custo. Jânio solicitou que o delegado-geral interfira junto ao secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, para agilizar a liberação da verba.

Sobre a Lei Orgânica da Polícia Civil de Alagoas, Jânio destacou a morosidade na criação de uma Comissão para tratar da demanda. Ele lembrou que a Lei já está sendo implantada em outros estados, enquanto, em Alagoas, segue parada. O delegado-geral informou que houve um atraso interno, mas que a proposta será pauta de uma reunião nesta quarta-feira (23). Após a reunião, ele se comprometeu a dar retorno ao sindicato.

Também foi discutida a publicação oficial das escalas de trabalho no interior do estado. O sindicato alertou que, sem a publicação formal, os policiais civis ficam sem respaldo jurídico em caso de acidentes de trabalho.

Por fim, o Sindpol cobrou a regulamentação do Serviço Voluntário de Plantão (SVP) para policiais civis, que já é Lei, mas está parado à espera de decreto governamental. A proposta, que inclui agentes e escrivães, trará mais produtividade, benefícios para a sociedade e melhorias na qualidade do serviço da segurança pública.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2025 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS