Por Imprensa (quinta-feira, 16/07/2020)
Atualizado em 16 de julho de 2020
O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) solicita aos policiais civis que reivindiquem aos deputados federais e senadores de Alagoas a derrubada do veto presidencial ao parágrafo 6°, II, do Art. 8º, da Lei Complementar Nº 173/2020 (PLP 39/2020). O veto do presidente Jair Bolsonaro atinge reajuste salarial, realização de concurso público ou qualquer aumento de despesa aos policiais civis até dezembro de 2021.
É urgente a participação da categoria, pois o veto faz parte da pauta do Congresso Nacional de apreciação dos vetos, dentre eles, a Lei Complementar 173/2020.
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca que a participação da categoria na derrubada do veto é urgente, tendo em vista que o ano de 2022 é eleitoral, o que dificulta ainda mais a concessão de reajuste e, com isso, o governo estadual manter até três anos de congelamento de salário.
Segue abaixo a carta para os deputados e senadores de Alagoas, bem como as redes sociais para envio.
Brasília (DF), 28 de maio de 2020
Senhor Parlamentar (a),
O presidente da República acaba de vetar o §6° do art. 8º do Projeto de Lei Complementar 39/2020 (Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 – Covid-19), aprovado pelo Congresso Nacional, que excepcionaliza os profissionais da segurança pública, da saúde, da assistência social, entre outras categorias envolvidas diretamente no combate à Covid-19, da medida de congelamento salarial previsto para se estender até o final de 2021.
A COBRAPOL, que representa a categoria nacionalmente e 200 mil policiais civis, ativos e inativos, e o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol-AL), dirigem-se a Vossa Excelência com o objetivo de reivindicar a derrubada do referido veto assim que o Congresso Nacional for convocado para essa finalidade, o que esperamos acontecer o mais rapidamente possível.
A exclusão de nossas categorias que estão na linha de frente no combate à mais grave epidemia sanitária de nossa história não representa qualquer benefício ou favorecimento, mas o reconhecimento do risco potencializado que representa o exercício de nossas profissões diante do agravamento do quadro da pandemia em todo país, já atestado pela OMS, o Ministério da Saúde e especialistas da área.
O legislador, ao excluir essas categorias, buscou valorizar a essencialidade do trabalho dessas categorias nesse período, diante de uma realidade extremamente adversa durante a qual continua crescente o número de profissionais, entre os quais os policiais civis, contagiados ou levados a óbito pelo Coronavírus.
A medida confirmou também uma grande vitória dessas categorias, articuladas nacionalmente por suas entidades representativas, e o reconhecimento de sua correção pelos integrantes do Congresso Nacional.
O veto do presidente da República, depois de aconselhamento do ministro Paulo Guedes, é uma demonstração de total insensibilidade com o exercício laboral de nossos profissionais que, sob o sacrifício de suas famílias, dedicam suas vidas todos os dias na proteção do cidadão e na defesa da sociedade.
Trata-se de uma grande covardia com os policiais civis e demais categorias que estão, diuturnamente, participando dessa batalha de vida ou morte, razão pela qual apelamos novamente à sensibilidade de Vossa Excelência para a derrubada do veto, por uma questão de justiça.
O Congresso Nacional, certamente, não se curvará diante de uma atitude governamental estimulada por setores da economia que insistem em fazer dos servidores públicos, inclusive numa hora tão grave como essa, bodes expiatórios da crise nacional, pressionando governos estaduais e prefeituras a adotarem políticas de arrocho e de supressão de direitos.
Referimos ao segmento financeiro e aos especuladores em geral que ganham rios de dinheiro somente com os juros da dívida pública mesmo em tempos de pandemia. Somente esses ganhos especulativos, se suspensos pelo governo por um período, seriam capazes de socorrer estados e municípios que estão na ponta enfrentando a Covid-19.
Na certeza de podermos contar com o apoio de Vossa Excelência a essa causa justa e legítima de nossos profissionais de segurança e de outros segmentos laborais do serviço público essencial, despedimo-nos e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
ANDRÉ LUIZ GUTIERREZ
Presidente da COBRAPOL
Deputados federais alagoanos:
Arthur Lira
E-mail: dep.arthurlira@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/oficialarthurlira
Facebook: https://www.facebook.com/arthur.lira.35
Twitter: https://twitter.com/ArthurLira_
Isnaldo Bulhões MDB
E-mail: dep.isnaldobulhoesjr@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/isnaldobulhoes
Twitter: https://twitter.com/bulhoesjr
Facebook: https://www.facebook.com/isnaldobulhoesjr
JHC PSB
E-mail: dep.jhc@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/jhc4040
Facebook: https://www.facebook.com/jhc/
Twitter: https://twitter.com/JHC_40
Marx Beltrão PSD
E-mail: dep.marxbeltrao@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/marxbeltrao
Facebook: https://www.facebook.com/MarxBeltrao/
witter: https://twitter.com/marxbeltrao
Nivaldo Albuquerque PTB
E-mail: dep.nivaldoalbuquerque@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/nivaldoalbuquerque
Facebook: https://www.facebook.com/deputadonivaldoalbuquerque/
Twitter: https://twitter.com/NivaldoAlbuque
Paulão PT
E-mail: dep.paulao@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/paulaodopt
Facebook: https://www.facebook.com/paulaodopt
Twitter: https://twitter.com/paulaodopt
Sérgio Toledo PR
E-mail: dep.sergiotoledo@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/deputadosergiotoledo
Twitter: https://twitter.com/depsergiotoledo
Facebook: https://www.facebook.com/deputadosergiotoledo
Severino Pessôa PRB
E-mail: dep.severinopessoa@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/severinolpessoaal
Facebook: https://www.facebook.com/@severinopessoaal
Tereza Nelma PSDB
E-mail: dep.terezanelma@camara.leg.br
Instagram: https://www.instagram.com/terezanelmaal
Twitter: https://twitter.com/TerezaNelma_
Facebook: https://www.facebook.com/TerezaNelmaAL
Senadores
Fernando Collor
E-mail: fernando.collor@senador.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/colloralagoas
Instagram: https://www.instagram.com/fernando_collor
Twitter: https://twitter.com/Collor
Renan Calheiros
E-mail: renan.calheiros@senador.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/renansenador
Instagram: https://www.instagram.com/renancalheiros
Twitter: https://twitter.com/renancalheiros
Rodrigo Cunha
E-mail: sen.rodrigocunha@senado.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/RodrigoCunhaAL
Instagram: https://www.instagram.com/rodrigocunhaal
Twitter: https://twitter.com/RodrigoCunhaAL